Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
4 de agosto de 2021 - Por: Elias William

Como fazer um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é fundamental para obter grandes resultados e se diferenciar dos concorrentes, por isso é importante que o mesmo seja bem elaborado nas empresas para viabilizar uma melhor comunicação e sinergia entre clientes, colaboradores, público-alvo e negócios.

Para um bom plano é necessário levar em consideração: ambiente interno, externo, definir metas e indicadores de performances. Pensando em traçar o planejamento estratégico perfeito para sua empresa, separamos algumas dicas que podem te ajudar para uma alta eficiência. Confira.

De olho nos stakeholders

O primeiro passo para fazer um planejamento estratégico é identificar os stakeholders, ou seja, quais as instituições ou grupos de pessoas afetam ou são afetadas pelo trabalho desenvolvido na sua empresa.

Um grupo muito comum a ser mapeado são os clientes responsáveis por contratar os serviços da empresa e que possuem grandes expectativas de resultados para serem alinhadas. Também é importante considerar os colaboradores como stakeholders, já que são que eles os responsáveis pelo funcionamento do negócio.

Determine a identidade organizacional

É importante definir uma identidade organizacional para a empresa que se divide em três principais pilares para que sua empresa se destaque:
- Definir a missão, ou seja, a razão pela qual a empresa existe.
- Definir a visão, ou seja, o que aspira ser.
- Identificar os valores, ou seja, os princípios que guiam o comportamento das pessoas.
É importante ressaltar que se a sua empresa já possui uma identidade organizacional, analise quando foi construída e se é necessário passar por uma revisão.

Faça uma análise SWOT

Assim como já ensinamos antes, uma etapa importante para o bom funcionamento de uma empresa é fazer a análise SWOT, ou seja, reconhecer as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio.
Após esse estudo, você poderá concentrar nos pontos fortes e identificar as fraquezas para encontrar oportunidades e se prevenir de ameaças.

Construção do mapa estratégico

Para a definição do mapa, pode-se basear em quatro fatores:

Perspectiva financeira
- Oferece resultados de rentabilidade e produtividade da empresa.

Perspectiva de mercado
- Referente ao valor não monetário que a empresa deseja entregar aos clientes como satisfação, participação de mercado, taxa de retorno de clientes, etc.

Processos internos
- Aborda diversos indicadores de desempenho interno como as taxas de atraso nas entregas e redução de custos na produção.

Recursos
- Os indicadores estão relacionados à satisfação, capacitação, retenção de força de trabalho e motivação, etc.

Trace um plano de ação

Após definir os objetivos e metas, o passo seguinte é sair do campo das ideias e praticar. Então monte um plano de ação do que será feito e como será feito para alcançar seus objetivos e metas.
Agora que você já entendeu o passo a passo para um planejamento estratégico, que tal colocar em prática e aumentar o rendimento da sua empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram