Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
31 de agosto de 2021 - Por: Elias William

Como funciona a Cultura de Inovação?

A inovação é um dos principais passos para empresas e pessoas que desejam conquistar uma posição de destaque no mercado. No mundo atual, são várias as companhias que possuem setores inteiros dedicados a criar projetos, encontrar brechas e desenvolver campanhas incríveis.

Inovar não significa ter somente ter boas ideias. A questão é muito mais profunda e demanda estudo de referências, planejamento, tentativa e erro. Então se liga nessas dicas para inovar!

Cultura de inovação

Empresas como Apple, Samsung, iFood e Nubank possuem em suas veias o DNA inovador. Elas buscam, acima de tudo, entender o que os clientes precisam e assim trabalham para resolver problemas.

Não basta ter um produto com design otimizado se ele não for útil para as pessoas, então investir em pesquisas e estudo de mercado é um passo fundamental para entender como é possível inovar a partir do que sua empresa tem a oferecer ao mundo.

Mais do que isso, essas empresas oferecem independência a cada setor, a fim de estimular uma espécie de 'empreendedorismo interno', onde cada área é responsável por contribuir da melhor forma possível para o todo e ainda para que compitam entre si.

Inovar no trabalho é difícil?

Encontrar meios de inovar no seu trabalho pode ser um grande desafio se isso não fizer parte da cultura da empresa. Mesmo assim, existem alguns passos que você pode seguir para sugerir projetos ou até ajudar a implementar essa novidade.

Para ter ideias que façam a diferença na vida das pessoas é preciso, acima de tudo, querer. É fundamental estar disposto a investir horas e horas em pesquisas e alinhamentos internos, mas não só isso.

Uma das principais características do ser humano, a vaidade, deve sumir completamente. Para inovar é preciso entender que dificilmente a ideia será planejada, executada e mensurada individualmente. Invista sempre no coletivo quando possível.

Dependendo da sua necessidade e possibilidades, pense seriamente em criar um comitê de inovações, que ficará responsável por trocar ideias e fomentar discussões que podem ser enriquecedoras.

Para inovar é primordial identificar os principais talentos da empresa e pensar em incentivos e recompensas que os façam querer continuar. Ver uma ideia ganhar forma e ter sucesso é incrível, mas o que pode realmente fazer a diferença é reconhecer os responsáveis por isso.

E aí, já parou para pensar se você e sua empresa possuem uma Cultura de Inovação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram