Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
30 de agosto de 2021 - Por: Elias William

Home Office permanente: Vale a pena adotar para sua empresa?

A pandemia da COVID-19 abalou as estruturas de empresas e pessoas ao redor do mundo. Momento de repensar práticas, estratégias e possibilidades, o vírus chegou e se tornou responsável por mudanças relevantes, como a adoção do home office como modelo de trabalho.

Com a mudança, houve uma série de pontos positivos e negativos que sugerem que o home office pode se tornar permanente. Empresas e especialistas do tema passaram a refletir sobre a possibilidade de escolher o home office como medida permanente. Criando limites e alinhando tudo da melhor forma possível entre funcionários e empresas, surge uma pergunta: O que o futuro nos reserva?

Algumas companhias já trabalham com possibilidades híbridas, intercalando ou ajeitando os dias da semana conforme as demandas, dividindo a equipe em trabalho presencial e remoto. Mas afinal, quais são os pontos positivos e negativos do home office permanente?

Pontos positivos do Home Office permanente

Tanto para o empresário quanto para o funcionário o home office é excelente sob vários pontos de vista. Economia de custos imobiliários, além de outras variáveis, como os tradicionais vale-transporte, vale-refeição, entre outros.

Um dos pontos mais consideráveis está diretamente ligado à produtividade. Pensando que o funcionário não precisa se deslocar, os custos diminuem e a produtividade pode aumentar, tendo em vista que o trânsito e o transporte público são estressores consideráveis no dia a dia.

Essa economia de recursos pode ajudar a medir a produtividade e, mais do que isso, auxiliar a identificar quais são os fatores que podem atrapalhar a entrega de resultados. O home office exige comprometimento, então é essencial estabelecer rotina, motivação e uma comunicação ativa.

Se no presencial era necessário obrigatoriamente contratar pessoas que moravam próximas à empresa, o home office permite que as contratações se espalhem pelo país e pelo mundo. Existem inúmeros talentos ao redor do país procurando uma oportunidade, então pense nisso!

Seus funcionários podem agradecer imensamente por isso, já que poderiam passar mais tempo com a família e se dedicar a outras atividades.

Pontos negativos do Home Office permanente

Estar 24h por dia no mesmo lugar em que você trabalha e descansa pode ser estressante e até trazer uma certa saudade do escritório. É necessário equilibrar a vida pessoal e profissional sabendo quando parar.

Muitas pessoas têm jornada de trabalho indefinida, o que significa que podem acabar trabalhando por mais horas do que foi combinado com a empresa no momento da contratação.

Outro ponto está diretamente ligado à responsabilidade: ao trabalhar em casa é preciso focar no trabalho. Se surgirem imprevistos, resolva, mas compense depois. Confiança é a base de toda relação.

Um dos processos mais enriquecedores do mundo corporativo é o de trocas de informações e feedbacks com gestores e equipe. O home office tornou esse processo mais travado e limitado, o que significa que profissionais podem se tornar cada vez mais 'acomodados'.

E aí, o que você pensa em fazer na sua empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram