Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
20 de julho de 2021 - Por: Elias William

Multicanalidade no Varejo: o que é?

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado às estratégias adotadas. Uma delas é o varejo multicanal - ou omnichannel -, que cresceu ainda mais com a pandemia da COVID-19.

O termo pode parecer confuso, mas decidimos elaborar este post para simplificar a sua vida. O varejo multicanal é caracterizado pela integração de todos os canais de venda de uma empresa. Se antes era preciso visitar uma loja física para adquirir um produto, agora essa realidade foi expandida.

Com a evolução da tecnologia e dos recursos, surgiram novos meios e hábitos de consumo por meio da internet, como: as redes sociais, sites e lojas. Hoje é comum, inclusive, pesquisar o valor de um produto na rede antes de ir a um ponto físico. Quem é que nunca fez isso, não é verdade? 

Experiência do cliente

A valorização do varejo multicanal acontece há algum tempo, mas de alguns anos para cá as empresas perceberam que precisariam se reinventar, tendo em vista o envelhecimento da classe consumidora e o surgimento de um novo público: os jovens. 

Por meio do varejo multicanal é possível oferecer uma experiência diferente aos clientes, focada no detalhe, no atendimento, na visualização e troca rápida de informações. Como o ditado diz, ‘tempo é dinheiro’, tanto para a empresa quanto para o comprador, por isso surgiram estratégias primordiais para o sucesso do omnichannel. 

A integração dos setores de vendas, estoque, marketing e logística de uma empresa se tornou ainda mais relevante nos dias atuais por um simples motivo: a experiência do cliente. É primordial facilitar a vida dele durante toda a jornada, desde o primeiro contato até o fechamento da compra. 

Pensando nisso, é fundamental ter consistência em todos canais, seja por meio da linguagem, atendimento, apresentação de informações, condições de pagamento, entre outros fatores. 

Multicanalidade e sucesso no varejo

Para atingir o sucesso com multicanalidade no varejo, as empresas podem adotar algumas estratégias e ‘atalhos’. Uma das principais estratégias é apostar na força e posicionamento da sua marca em todos os canais que estiver. Desta forma, os clientes poderão ver a consistência do seu trabalho e reconhecerão os esforços, além dessas atitudes ajudarem no próprio posicionamento, definição de princípios e ações internas. 

Outra medida é criar e oferecer algo que só sua empresa ou você podem. Escolha as palavras certas para descrever os produtos, assim como imagens em alta definição e pense até em criar ações que incentivem a participação do público nas redes sociais ou nos pontos físicos. 

Por último, mas não menos importante, saiba que os canais podem se tornar trabalhosos se não forem gerenciados de forma otimizada. Por isso, crie processos inteligentes e integrados em todos os setores e canais. 

Seja nas redes sociais, site ou loja física, sua empresa depende de estratégias integradas e práticas. E aí, você aplica o omnichannel no seu negócio?

Fontes

https://neogrid.com/br/blog/omnichannel-entenda-o-varejo-multicanal

https://www.startse.com/noticia/startups/multicanalidade-o-que-e-essencial-varejo

https://ecommerce-platforms.com/pt/glossary/multi-channel-retailing

https://in360.com.br/noticias/multicanalidade-o-que-e-e-por-que-se-tornou-essencial-no-varejo/

https://neogrid.com/br/blog/omnichannel-entenda-o-varejo-multicanal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram