Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
2 de agosto de 2021 - Por: Elias William

O que é Análise SWOT?

De nome difícil, a análise SWOT é uma das ferramentas de planejamento estratégico mais conhecidas. Aliás, é muito raro que um profissional não conheça essa sigla e o que ela representa.
Apesar de ser popular, você sabe como aplicar corretamente a metodologia e de onde veio o termo? Confira!

A definição

A análise SWOT nada mais é do que uma avaliação geral das fraquezas, forças, oportunidades e ameaças de um negócio. Ela é denominada SWOT por conta dos termos em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats. Em português também é conhecida como FOFA, por conta da abreviação das palavras acima traduzidas.
Para que você que já é ou quer se tornar um empreendedor chegue a um resultado desta análise por meio da ferramenta, é necessário dividir o processo em duas etapas em que a empresa interage: ambiente externo e interno.

Como surgiu

A análise SWOT ou FOFA, foi desenvolvida por volta de 1960 por Albert Humphrey na Universidade de Stanford. Ele foi o responsável por liderar uma pesquisa em que analisou e cruzou dados das 500 maiores empresas elencadas pela revista Fortune na época.

Para fazer a análise desses dados, Albert utilizou um método rápido e prático que se transformou em um recurso mundialmente utilizado por todas as empresas na hora de pensar nas estratégias empresariais.

Quais são os objetivos da análise SWOT?

Com o objetivo de estudar os ambientes interno e externo de uma empresa, a análise SWOT identifica os pontos fortes e fracos de uma instituição, além das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta.

Está inclusa também na análise SWOT, a identificação mais assertiva de fatores que influenciam no bom funcionamento da organização. Agora que você já sabe o que é a análise SWOT e a importância dela, que tal aplicá-la no seu negócio e descobrir os pontos fortes e fracos?

Se você gostou dessa publicação, comente aqui e compartilhe com os amigos empreendedores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram