Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
27 de agosto de 2021 - Por: Elias William

O que é Design Thinking?

Utilizado para ofertar produtos e serviços conforme a real necessidade dos seus clientes, o design thinking é uma metodologia utilizada cada vez mais por empresas que querem aperfeiçoar seus serviços de maneira ágil, simples e planejada.
É importante ressaltar que até mesmo as mentes mais brilhantes e bem preparadas do mundo do design têm dificuldades em criar soluções para problemas relativamente simples. Por conta disso, é importante entender as condições no negócio e pôr em prática a criatividade.

O design thinking é uma forma de abordagem que estimula a criatividade e o pensamento crítico. Esse é um conceito que torna possível organizar ideias para encontrar as respostas, ou seja, soluções para problemas que a empresa esteja enfrentando.

Esse conceito vai muito além de estética, como muitos pensam. Ele está relacionado a negócios, inovação.

Etapas

1. Imersão
O primeiro passo está relacionado com entender o contexto e realidade em que a empresa se encaixa. Durante esse processo é importante realizar uma análise SWOT para saber as forças, fraquezas, oportunidades e as ameaças da empresa. É importante também avaliar o feedback dos clientes, o trabalho dos colaboradores, o cenário político e econômico, além também da cultura organizacional.

2. Hora das ideias
Após a primeira etapa concluída e com pontos mapeados para serem solucionados, é preciso reunir a equipe para um brainstorming e produzir novas ideias. É importante que os colaboradores se sintam à vontade para falarem suas ideias sem medo de críticas, pois essa é uma fase de agregar de aumentar as chances de sucesso da empresa.

3. Criação de protótipo
Depois de ideias, é hora de colocas em prática as soluções criativas e fazer uma seleção uma mais rigorosa para aumentar as chances de sucesso. No caso dos produtos, é importante investir em protótipos em versão beta, já para os serviços vale desenvolver representações gráficas que demonstrem a solução.

4. Desenvolvimento
O último processo é tirar a ideia realmente do papel e colocar em prática. É nesta hora que as equipes de comunicação, marketing e comercial trabalham juntas. É o momento de mostrar a solução criada para o mercado e realmente verificar de ela atende as necessidades dos consumidores. Para que isso aconteça, é necessário analisar de perto o andamento de lançamento e analisar quais pontos podem ser melhorados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram