Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
28 de fevereiro de 2021 - Por: Elias William

O que é empreendedorismo?

Procurando a palavra empreendedorismo no dicionário, os resultados são os seguintes: 

  • Disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios
  • Iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, gerenciamento com alterações que envolvem inovação e riscos

História

O empreendedorismo surgiu no século XVII com o início da industrialização que ocorria por todo o mundo devido à Primeira Revolução Industrial que aconteceu na Grã Bretanha. Com a mudança do sistema econômico, os empreendedores passaram a se distinguir dos fornecedores de capital, os capitalistas, a partir daí começam a surgir grandes empreendedores e revolucionários que desenvolveram produtos e serviços de maneira exponencial.

Empreendedorismo na atualidade

O empreendedorismo é um tema que está em alta e gera muitas discussões sobre o que realmente é empreender. Muitas pessoas unem a palavra empreendedor a empresário, porque se vai empreender, provavelmente abrirá um negócio. A classificação não está errada, mas esse significado pode ser expandido.

Existem exemplos como o empreendedorismo social, que ocorre ao fundar uma ONG que ajuda moradores de rua, que cuida de pets abandonados, idosos ou até mesmo reconstrução de florestas ou meio ambiente no geral. 

Se você teve ou tem uma carreira brilhante em uma empresa onde passou por várias etapas e cargos, saiba que isso também é empreender. As características de uma pessoa empreendedora muitas vezes são peças-chave para quem quer empreender, mas podemos observá-las em diversos contextos: determinação, assumir riscos, trabalhar duro, liderar, gerir grupos de pessoas, ser analista e ético, ter capacidade de se reinventar e inovar a todo momento.

Portanto, todas essas características podem ser encontradas em várias pessoas. Se você trabalha em uma empresa privada, pública ou até mesmo numa organização sem fins lucrativos, é possível sim empreender dentro do seu contexto e realidade. A jornada empreendedora é mais difícil e desafiadora, porque certamente independente do desafio vai ser difícil.

O que é ser empreendedor?

O empreendedor resolve problemas para a sociedade, seja ele privado, social ou público. Ser empreendedor é um estado de espírito, um posicionamento ou até mesmo uma missão de vida. Sem filtro, o empreendedor tem que ter fé, disposição e estar preparado para o caos, porque muitos obstáculos aparecem todos os dias. Como já dizia Jorge Paulo Lemann, ‘o sucesso nunca é uma linha reta’. 

O Brasil naturalmente tem um povo empreendedor, tanto que aqui empreendemos por necessidade ou oportunidade. Muitos brasileiros utilizam a época de crise para começar um comércio, vender algum produto ou serviço, que é quando nasce um negócio promissor que pode vir a tomar grandes dimensões.

Burocracia e Sebrae

Mesmo com barreiras burocráticas e riscos, a maioria dos brasileiros quer ser patrão. De acordo com o Sebrae, o grande problema é a falta de preparo e planejamento. Além disso, segundo o próprio Sebrae, a cada cinco empresas que abrem no Brasil uma fecha em menos de um ano. 

Portanto, se você pretende empreender, se prepare, estude bastante o setor que você pretende abrir um negócio. Se você já tem experiência em um determinado segmento, isso ajuda bastante. Nunca faça empréstimos para abrir um negócio e nem arrisque todo seu patrimônio.

Embora o Brasil tenha uma cultura diferente, nos EUA falir um negócio é levado por investidores como aprendizado pelos erros que não serão mais cometidos. Se você vai montar algo ou já quebrou, saiba que temos que levar como experiência e não cometer os mesmos erros. Não desanime, pois empreender é para poucos e é um estado de espírito.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram