Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
20 de julho de 2021 - Por: Elias William

O que é Growth?

Pesquisar sobre marketing e comunicação na internet certamente já fez você esbarrar no termo ‘growth’, um dos mais conhecidos do setor. Mas você sabe o que é e como pode ser importante para sua vida e negócio? 

Traduzida do inglês, a palavra significa crescimento, mas não é algo convencional. Utilizada principalmente por startups e empresas que testam estratégias a todo momento, o growth ou growth hacking busca experimentar ações em busca de evolução rápida e escalável.

O growth hacking busca principalmente aprimorar e criar práticas e processos a partir de hipóteses e experimentos. Focar o trabalho no principal problema da empresa, pensar em melhorias, moldar e aplicar a ideia elaborada, testar e aprender com os testes são atividades comuns no growth.  

Para uma empresa decidir pelo growth hacking ao invés do marketing de conteúdo tradicional, ela precisará criar ou adaptar um setor que se unirá às vendas, sucesso de clientes e pós-vendas. A única regra é: testar, analisar resultados, testar e analisar novamente. 

Na busca de inovação a todo instante, o growth ultrapassa os limites da comunicação tradicional e aposta em linguagem de programação, análise de estratégias e de mercado, conteúdo, análise de dados, de qualidade e até UX. 

Como um time integrado, esses profissionais buscam incessantemente o aumento da receita da empresa ultrapassando até as três fases tradicionais do funil: visitantes, leads, oportunidades e vendas. No growth, há também a ativação, retenção, monetização e indicação. 

Caso a empresa não possua possibilidade de contratar todos os profissionais acima, é possível identificar na própria equipe quais pessoas possuem características similares às das funções citadas. 

Growth Hacking

Para que o growth funcione, é preciso adotar algumas estratégias. O grande foco é fazer a audiência crescer para basicamente vender algum produto, não é mesmo? 

Então pense seriamente em produzir conteúdos de valor para essas pessoas e criar atrativos, sejam descontos, brindes ou cupons. Desta forma, é possível que uma pessoa indique a outra e pouco a pouco a roda comece a girar automaticamente, fazendo seu negócio ganhar projeção. Essa forma de crescer é conhecida como MGM - member get member -, traduzida para o português como ‘membro atrai membro’. 

No growth, a sigla MVT - mínimo teste viável - é usada para colocar em prática as ideias que dão origem aos melhores números. Deve-se prestar sempre atenção nas estratégias de gestão de vendas, aquisição e manutenção de clientes, que podem mudar de uma hora para outra dependendo da análise dos resultados. 

Com o objetivo de tornar os processos ainda mais ágeis e eficazes, os profissionais de growth adotam uma série de recursos e softwares, como: Google Analytics, Google Tag Manager, Pesquisa NPS, Análises Cohart e Hotjar. 

Growth Marketing e Marketing Tradicional

A diferença entre os dois pode parecer confusa no início, tendo em vista que podem trabalhar de forma complementar, mas cada um tem suas particularidades. 

Enquanto o growth marketing foca em crescimento exponencial, testes científicos de hipóteses e mudanças repentinas de estratégias, o marketing tradicional foca principalmente na produção de conteúdo em busca de reconhecimento de marca e vendas. 

E aí, ficou com dúvidas? Comente aqui! 

Fontes

https://www.istoedinheiro.com.br/growth-descubra-a-nova-carreira-mais-desejada-do-momento-que-ajuda-empresas-e-profissionais-a-crescerem/

https://growthoffice.com.br/blog/como-estruturar-um-time-de-growth-marketing/

https://www.dinamize.com.br/blog/growth-marketing/

https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-e-growth-hacking/

https://rockcontent.com/br/blog/growth-hacking/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram