Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
11 de agosto de 2021 - Por: Elias William

O que é investimento anjo?

O termo é muito conhecido entre os empresários, mas você sabe o que realmente significa e o que está por trás dele?

Originalmente, o termo investidor anjo foi criado no século 20, nos Estados Unidos, para designar os investidores que arcavam com custos de produção das peças da Broadway. Eles eram responsáveis por assumir os riscos deste investimento e participar do retorno financeiro.

A ideia evoluiu para investimento feito por pessoas físicas como, por exemplo, empresários bem-sucedidos para empresas iniciantes, as famosas startups. Aliás, essas pessoas não eram responsáveis apenas em oferecer o capital financeiro, eles também ajudavam intelectualmente na evolução da empresa, ou seja, apoiavam o negócio oferecendo sua experiência e conhecimento.

Afinal, o que recebe um investidor anjo?

Por realizar a aplicação, o investidor recebe uma participação societária pequena e atua como um conselheiro participando das decisões estratégias, porém não assume posição executiva na empresa. Isso aumenta as chances de sucesso da empresa e do próprio investidor, além de acelerar seu desenvolvimento.

Como funciona?

Normalmente o financiamento feito por um investidor anjo é feito entre 2 a 5 pessoas, para que haja uma diminuição de riscos, assim como o compartilhamento da dedicação dos investidores ao negócio.

É importante lembrar que dentre esse grupo de investidores anjo, é importante a determinação de um investidor líder. Ele é o responsável por uma pré-avaliação do projeto e negociação com o dono da empresa, para que uma proposta mais alinhada com o interesse de ambos seja apresentada para os outros investidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram