Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
23 de agosto de 2021 - Por: Elias William

O que é marketing de guerrilha?

O marketing de Guerrilha é nada mais nada menos do que uma estratégia voltada à publicidade criativa e nada convencional de um serviço ou produto que, algumas vezes, pode ter formas de divulgação um pouco mais agressivas do que as que conhecemos e estamos acostumados.

O nome da estratégia é justamente uma homenagem a esse estilo nada “normal”. Ele foi criado pelo publicitário americano Jay Conrad Levinson no final dos anos 70, que se inspirou na Guerra do Vietnã.

Para quem não conhece a história, os vietnamitas possuíam um poder de fogo muito menor que seus adversários, porém, venceram suas limitações usando táticas de guerrilha e conseguiram os vencer.

Desta forma, o publicitário trouxe o conceito de superação para o mundo do marketing, com a ideia de aumentar o impacto da publicidade sobre o público às custas de um investimento baixo.

Por que vale a pena investir no marketing de guerrilha?

Esse tipo de marketing tem crescido cada vez mais a cada dia, sob a promessa de fazer mais com menos. Mas, já pensou em como fazer os resultados serem significativos? Saber como fazer isso é a chave para criar ações de sucesso.

Na comparação entre o marketing de guerrilha e o tradicional, nem sempre é possível encontrar grandes diferenças técnicas, afinal, os dois métodos contam com anúncios para atrair a atenção das pessoas para uma ideia, serviço ou produto. O que os diferencia é realmente a abordagem de cada um.

Com um mundo em que somos bombardeados a todo momento com informações, tarefas urgentes e prazos curtos, é natural sermos mais seletivos com o nosso tempo e com o que devemos dedicar nossa atenção, certo?

Por isso os anúncios tradicionais se tornaram facilmente descartáveis, ninguém hoje em dia quer ser incomodado com propagandas inconvenientes. Mas o marketing de guerrilha é charmoso, chamativo e praticamente impossível de ser ignorado, pois é criado para transmitir uma impressão duradoura na mente dos clientes.

O foco desse método é provocar uma reação no consumidor, que pode até reavaliar suas prioridades e hábitos para consumir o produto que está sendo vendido. Empresas mestres nesse tipo de marketing são Coca-Cola, Netflix, HBO, Mc Donald’s, Burger King, Uber, etc.

Afinal, quem nunca parou um minuto do seu dia para assistir à propaganda de Natal da Coca-Cola com aqueles ursos polares fofinhos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram