Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
12 de agosto de 2021 - Por: Elias William

O que é MEI e como funciona?

Você sabe o que é ser um Microempreendedor Individual? Criada em 2008, essa categoria abrange pessoas jurídicas, autônomos e até mesmo pequenos empresários. Aliás, muitas pessoas hoje em dia adotaram esse modo de trabalho, já que há uma lista de profissões que podem utilizar esse regime como, por exemplo, ambulantes, borracheiros, cabelereiros, mecânicos, etc.

Se você tem interesse em se tornar um Microempreendedor Individual, é importante que tenha um faturamento anual máximo de R$ 81 mil e não ser sócio ou dono titular de outra empresa.
Outra vantagem para o empreendedor, é que na categoria MEI você se isenta de outros impostos como o PIS, COFINS, IPI, IRPJ e CSLL. Mas não vai achando que não tem nenhuma taxa, para ser MEI é preciso pagar uma taxa mensal de um pouco mais de R$ 50.

Como ser MEI?

Para se tornar um MEI, o empreendedor precisa se cadastrar gratuitamente no Portal do Empreendedor na internet. Após o cadastro, são gerados CNPJ e alvará provisório por 120 dias e, após o processo, se desejar ter um alvará definitivo, é necessário encaminhar a documentação para a Junta Comercial.

A pandemia e alta de desemprego fizeram com o número de cadastros do MEI aumentassem relativamente. Atualmente, o país tem cerca de 11,3 milhões de MEIs ativos. Para se ter uma importância, nos últimos anos, desde o período pré-recessão, a quantidade de MEIs cresceu mais de 120%.

Benefícios Previdenciários do MEI

O Microempreendedor Individual tem direito a muitos benefícios previdenciários e para ter direito a eles, é preciso apenas realizar o pagamento da taxa corretamente.
Confira os benefícios:

Salário-maternidade: Para receber é necessário realizar pelo menos 10 meses de contribuição;
Auxílio-doença: O pagamento da contribuição deve ser de 12 meses;
Auxílio-reclusão: Necessário o pagamento de realizar 24 meses de taxa;
Pensão por morte: Necessários 24 meses de contribuição;
Aposentadoria por invalidez: Necessário 12 meses de contribuição;
Aposentadoria por idade: Para obter este benefício é necessário realizar 180 meses de contribuição.

E aí, interessado em se tornar um MEI depois de conhecer melhor essa categoria? Se a resposta for sim, corre no Portal do Empreendedor e se cadastre agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram