Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
25 de agosto de 2021 - Por: Elias William

O que é MVP?

Nós somos conhecidos por sermos um povo muito criativo e capazes de dar um jeitinho pra tudo, o que é um ingrediente fundamental para a inovação e construção de negócios promissores.

Porém, apesar da grande imaginação, muitas empresas ainda fecham as portas menos de um ano após sua inauguração. Muitas vezes isso ocorre por conta da dificuldade na gestão ou planejamento e até altos custos de investimentos em ideias nunca testadas.

É compreensível que isso ocorra porque nenhum empreendedor gostaria de ouvir que sua ideia diferenciada não atende as expectativas do mercado. Aliás, muitos não consideram elaborar um MVP para colecionar avaliações antes de lançar o produto ou a empresa.

Uma vez no mercado, caso o feedback seja negativo, fica praticamente impossível levantar mais dinheiro para reformular o produto ou começar do zero.

Afinal, o que é MVP?

A sigla representa Mínimo Produto Viável que, simplificando, é uma versão enxuta de uma solução, porém com funcionalidades básicas.

O MVP pode ser um serviço, software e produto físico ou digital. O importante deste é que ele seja uma versão funcional e permita que um grupo pequeno de clientes faça testes e dê seu parecer.

Depois da versão aprimorada, é possível fazer o lançamento e as chances de sucesso e aderência do mercado são maiores.

Quais são as vantagens de fazer um MVP?

A primeira e mais importante é: evitar a perda de tempo e dinheiro. Por mais que você pense a ideia é de sucesso garantido, às vezes não é assim que o mercado pensa.

O MVP também é capaz de aproximar produto e clientes, isso quer dizer que seu público nem cogita a concorrência quando precisa de produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram