Já falamos aqui no blog sobre o Venture Capital e o Private Equity, mas mesmo sabendo da sua importância, será que você sabe a diferença entre eles e qual é o melhor para a sua empresa?
Para que não reste nenhuma dúvida a mais sobre o assunto, separamos os principais pontos que os diferenciam. Quer saber quais são? Confira:
Venture Capital x Private Equity
A diferença entre os dois está relacionada principalmente ao estágio em que a empresa se encontra. O Venture Capital é voltado mais a empreendimentos que estão começando, já o Private Equity é ideal para empresas mais desenvolvidas, em fase de reestruturação ou expansão.
Além disso, empresas incluídas no Private Equity podem se inserir em diferentes setores e mercados, já as de Venture Capital costumam participar de mercados voltados à inovação e alto potencial de crescimento como, por exemplo, os de tecnologia e finanças.
Nos dois casos é assumido os ricos do negócio e há uma união entre gestores e investidores para agregar valor ao empreendimento. Aliás, a empresa participante pode ser de qualquer setor, desde apresente grande perspectiva de crescimento e rentabilidade a longo prazo.
Obter recursos via Venture ou Private oferece vantagens em relação ao financiamento tradicional. Dentre elas, os bancos não exigem que as empresas comprovem receita para a concessão de crédito e também não é necessário pagar o valor imediatamente após o financiamento com acréscimo de juros.
Nestes processos, as empresas recebem o dinheiro aplicado e a rentabilidade em um prazo maior de maneira proporcional ao resultado que a empresa gerar. Pensando de forma prática, o investimento por meio do Venture Capital ou Private Equity é bem semelhante ao investimento em ações, em que o lucro está relacionado ao desempenho da empresa.