Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
31 de maio de 2021 - Por: Elias William

Quem é Alexandre Costa?

O ano de 1988 mudou para sempre a vida de Alexandre Costa, CEO e fundador da maior rede de chocolates finos do mundo, a Cacau Show. Uma encomenda de 2 mil ovos de Páscoa recebida pelo jovem aos 17 anos, somada ao trabalho incansável por três dias com jornadas de 18 horas, daria início a um verdadeiro império. 

Assim surgiu a Cacau Show, uma marca revendida em comércios. Em 1996, após experiências, Alexandre viajou à Bélgica para estudar o chocolate. O trabalho que gerava satisfação dos clientes e atendia aos gostos mais variados possíveis, logo cresceu. 

Os sentidos apurados para vendas tiveram influência direta da mãe, que era vendedora domiciliar, além do pai, que exercia a função de tecelão. Tal bagagem motivou a abertura da primeira loja física em Piracicaba, no interior de São Paulo, em 2001, sob grande influência da maior inspiração de Alexandre: a mãe. 

No ano seguinte, já eram 18 estabelecimentos, número que saltou ano após ano, chegando a mais de 2 mil franquias ao redor do Brasil. Após dar forma a cinco fábricas pelo Brasil, gerenciar mais de 7 mil funcionários e ter mais de 12 mil toneladas de chocolate produzidas por ano, o especialista em chocolates pode olhar para trás e ver que tudo valeu a pena. 

Reconhecimento

Entre trufas, barras de chocolate, itens gourmet e até sorvetes, Alexandre já teve seu trabalho reconhecido inúmeras vezes, como em 2005, quando recebeu o prêmio Melhor Franquia do Ano, promovido pela Editora Globo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. 

Em 2011, foi eleito Empreendedor do Ano, sendo responsável por representar o Brasil na França em um evento. Já no ano de 2013, foi reconhecido como Varejista do Ano em um prêmio na cidade de Paris, na França, o World Retail Awards. 

Crescimento

Durante o ano de 2013, a Cacau Show se tornou uma parte da Cacau Par, holding que recebeu investimentos de mais de US$ 50 milhões para adquirir empresas de pequeno porte e ajudar estas companhias a crescer de forma sustentável, além de atrair negócios de fora do Brasil. 

O potencial da Cacau Show pode ser traduzido por números, como o faturamento de R$3,5 bilhões em 2019, por exemplo. 

Filantropia

Com princípios baseados na educação, cultura, esporte, entre outros, Alexandre deu forma ao Instituto Cacau Show, fundado em 2009, em Itapevi. De lá para cá, influenciou diretamente na vida de crianças, adolescentes e adultos com atividades promovidas na cidade do interior do estado de São Paulo. 

Uma iniciativa interessante foi a doação de toneladas de chocolate a instituições, além da doação de agasalhos e cobertores na campanha de inverno. 

Ale Cacau Show

Seja em entrevistas ou em seu próprio Instagram com mais de 1 milhão de seguidores, Alexandre Costa é uma figura que vale a pena acompanhar, seja pelo lado empresarial ou apenas inspiracional. Para saber mais, você pode ler o livro ‘Uma trufa e... 1000 lojas depois: A inspiradora receita de sucesso da maior rede de loja de chocolates finos do mundo’, de Alexandre Costa. 

 

Fontes

https://www.suafranquia.com/noticias/alimentacao/2017/08/a-trajetoria-de-alexandre-costa-fundador-da-cacau-show/

https://presleyson.com.br/2019/09/22/a-historia-de-superacao-de-alexandre-costa-o-dono-da-cacau-show/

https://www.instagram.com/alecacaushow/?hl=pt-br

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/alexandre-costa/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram