Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
16 de junho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Alexandre Serodio?

O empreendedorismo e a capacidade apurada para negócios corre nas veias de Alexandre Serodio, criador do site Beleza na Web. Influenciado diretamente pelo pai, Ademar Serodio, que foi presidente da Avon América Latina, Alexandre construiu uma trajetória inspiradora e de sucesso que revolucionou o mercado nacional de cosméticos.

O jovem Alex dava sinais de que o empreendedorismo seria seu grande negócio. Vendeu ostras na praia quando jovem até cursar economia na PUC-SP e chegar ao mundo corporativo, onde saltou de cargo anualmente, passando de gerente de marketing de uma multinacional aos 23 para o cargo de diretor de marketing aos 26. 

A primeira iniciativa

Alexandre acompanhava o pai nas viagens de negócios, fator que o fez ficar maravilhado com o mundo dos negócios. Ao longo dos anos recebeu dicas e decidiu se dedicar ao ramo, entrando como sócio de um salão de beleza. 

O negócio estava mal das pernas, mas o empreendedor decidiu inovar e iniciar a venda de produtos por telefone entregando na casa de clientes. Os parceiros desanimaram com as dificuldades e Alex tocou o negócio sozinho, fechando as vendas, embalando e encaminhando pedidos. Com a falta de apoio de fabricantes e caixa vazio, ele quebrou. 

A virada

Nesse momento decidiu inovar mais uma vez e oferecer os produtos que tinha a salões para teste e aplicação durante um período. Organizou informações, catalogou e ofereceu aos clientes as instruções de qual produto seria eficaz para qual tipo de cliente. 

Conversou com especialistas, com salões de beleza e profissionais da área, como cabeleireiros. Em determinado momento conseguiu a confiança desses profissionais, que seriam seus grandes divulgadores no YouTube, assim como os maquiadores, que gravaram vídeos para falar sobre os produtos vendidos no Beleza na Web. 

Crescimento e problemas

Assim, Alex atraiu novos sócios e expandiu as operações que eram feitas de forma caseira. No segundo ano de operação, a empresa deu lucro, expandiu o quadro de funcionários de 8 para 50 e atingiu os milhões de faturamento. 

Como fruto do crescimento, surgiu o descontrole e a empresa passou a ter problemas, quando Alex decidiu resgatar os valores da empresa, como o comprometimento, rompendo com alguns dos sócios. 

A retomada foi um sucesso, expandindo o portfólio do site para mais de 15 mil itens que poderiam ser acessados pelos mais de 17 milhões de usuários anuais do Beleza na Web. Fruto de sacrifícios, a empresa cresceu e atraiu cada vez mais consumidores que reconheceram os esforços e se identificaram com os valores da companhia fundada em 2008.

A venda da empresa

Mesmo com uma loja física presente na cidade de São Paulo desde março de 2017, o ano de 2019 foi extremamente marcante para a Beleza na Web, quando foi anunciado o acordo de compra da empresa pelo Grupo Boticário. 

Alexandre deixou o topo da empresa para se dedicar ao cargo de CEO do comércio eletrônico, cujo portfólio em 2019 chegou a 17 mil itens de 360 marcas diferentes. Um dos maiores objetivos do negócio é tornar o Beleza na Web ainda mais querido, oferecendo diferentes experiências aos consumidores. 

 

Fontes

https://endeavor.org.br/empreendedor/alexandre-serodio/

https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/historia-alexandre-serodio-beleza-na-web/

https://www.ibnd.com.br/blog/negocios-online-alexandre-serodio-conseguiu-revolucionar-o-mercado-brasileiro-de-cosmeticos.html

https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2016/06/criador-da-beleza-na-web-conta-como-quebrou-na-pessoa-fisica-para-manter-empresa.html

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2019/08/13/internas_economia,776849/para-avancar-no-e-commerce-boticario-compra-beleza-na-web.shtml

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram