Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
4 de abril de 2021 - Por: Elias William

Quem é Carlos Wizard?

Carlos “Wizard” Martins é um empreendedor e empresário brasileiro que fundou a escola de idiomas Wizard. Diferentemente de outros grandes empresários brasileiros, Carlos começou a empreender só após os 30 anos quando decidiu dar aulas de inglês.

Antes de entrarmos de fato a falar sobre a carreira empresarial, podemos dizer que Carlos Wizard é um dos empresários que mais empreende e apoia causas sociais no Brasil, tanto que recentemente se afastou dos negócios e foi para Roraima ajudar os venezuelanos que fugiram da fome e do caos, tanto que estima-se que mais de 6 milhões de venezuelanos já deixaram suas casas em busca de de um novo rumo. Wizard trabalhou junto à esposa na causa por mais de um ano.

Juventude

Carlos Wizard, ainda jovem, se converteu junto à família ao mormonismo na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Desta forma, Wizard se dedicou ao inglês aconselhado pelos seus colegas de igreja para que um dia pudesse se mudar para os Estado Unidos com o objetivo de estudar e foi assim que ele fez.

Estudos

Aos 17 anos, viajou aos Estados Unidos para morar e aprender inglês. Aos 19 anos, serviu em uma missão religiosa para a Igreja de Jesus Cristo em Portugal, ficando dois anos na Europa fazendo trabalhos voluntários e humanitários. Dois anos depois, aos 21, retornou ao Brasil, com o objetivo de formar uma família e buscar uma formação acadêmica em nível superior.

Carlos Wizard casou-se e retornou para a América para estudar Ciência da Computação na Universidade Brigham Young (BYU), após quase desistir da faculdade devido à complexidade dos estudos e também por ter ficado muito tempo fora da escola, pois já estava com 26 anos.

Carlos se formou e voltou ao Brasil em busca de trabalho. Recém-formado e com inglês fluente, trabalhou por um tempo em uma multinacional, até que um dia descobriu o salário de um dos Diretores da empresa que trabalhava e se decepcionou quando viu que teria que ficar vários anos trabalhando no mesmo lugar para crescer até ganhar aquele valor.

Decisão empreendedora

Ele decidiu empreender, pediu a Deus uma inspiração para que conseguisse montar algo grandioso que permitisse a oportunidade de escalar e deixar mais pessoas ricas junto a ele. Daí veio a ideia de dar aulas de inglês. Carlos já tinha dois filhos e já passava dos 30 anos de idade, mas iniciou lecionando à noite e foi aumentando os seus alunos cada vez mais, quando teve o insight de montar uma escola.

Assim nasceu a Wizard, empresa que cresceu exponencialmente. Em um determinado momento, seus filhos gêmeos Charles e Lincoln aconselharam-no a adquirir concorrentes para criar uma proteção e defesa contra empresas internacionais com alto poder econômico. Desta forma, a Wizard se tornou responsável por consolidar o mercado de idiomas e cursos de formação profissional no Brasil. Compraram diversas escolas e se tornaram um dos grandes grupos empresariais brasileiros. Em 2013, Carlos Wizard vendeu seu grupo para a britânica Pearson pela bagatela de quase R$ 2 bilhões de reais.

 

A partir daí, Carlos tirou um pequeno período sabático e voltou à vida empresarial dessa vez com investimentos mais diluídos. Atualmente, controla com seus filhos a Holding Sforza que é acionista de várias empresas de segmentos diferentes. Wizard trouxe para o Brasil a rede Taco Bell e investiu em outras empresas como Pizza Hut, KFC, Wise UP, Rainha, Topper, Ronaldo Academy e Mundo Verde.

Na imagem abaixo é possível verificar algumas marcas famosas que Wizard investiu. Recentemente, a Sforza Holding vendeu a Fintech Hub para a Magazine Luiza por R$ 290 milhões. Além de empresário e empreendedor, Carlos Wizard é escritor e autor dos seguintes livros:

Vencendo A Própria Crise (2002)

O Desejo de Vencer (2010)

Como Sonhar e Realizar Seus Sonhos (2010)

100 Pensamentos – Motivação, Liderança e Sucesso (2010)

100 Pensamentos – Motivação, Liderança e Sucesso – Vol 2 (2010)

Meu Presente Mais Valioso (2012)

Desperte o Milionário Que Há Em Você (2012)

Do Zero ao Milhão (2017)

Meu maior Empreendimento (2020)

Fontes usadas nesse texto:

Palestra Endeavor Day 1

https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/day1-carlos-wizard-sforza-holding/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram