Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
3 de junho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Cleusa Maria da Silva?

As lojas Sodiê Doces estão espalhadas por todo o Brasil em shoppings, nas ruas e até fora do país, mas quem olha a situação de hoje, nem imagina a trajetória de muito trabalho e dificuldades de Cleusa Maria da Silva, a fundadora da empresa. 

De origem pobre, ela vivia com os pais e os nove irmãos no Paraná. Sem nenhum bolo durante a própria infância, Cleusa fez parte da terceira geração de bóias-frias da família, até se tornar empregada doméstica. 

Mas foi quando chegou para trabalhar em uma empresa de alto-falantes que sua vida mudou ao conhecer a mulher do chefe, que fazia bolos para entrega. De repente, a mulher teve um problema de saúde e Cleusa foi chamada para ajudá-la, até que a protagonista da história da Sodiê assumisse por completo o negócio. 

Cleusa percebeu que levava jeito para a coisa, mas não tinha dinheiro para investir. Foi então que a mulher do patrão a presenteou com uma batedeira, recurso suficiente para trabalhar na empresa de dia e fazer seus bolos à noite. 

O início

O ano era 1997 e a Sensações Doces - que viria a ser Sodiê - começava com o dinheiro da rescisão de Cleusa investido em um espaço de 20 m² na cidade de Salto, no interior de São Paulo. Com a venda dos bolos e de balas de leite Ninho cuja receita havia aprendido na TV, Cleusa cresceu. Em 2001, se mudou para um local quatro vezes maior, chamando os irmãos e ex-funcionários para uma sociedade. Até esse momento chegar, foram cinco anos trabalhando de domingo a domingo, sem parar. 

Abriu lojas nos arredores, como em Sorocaba, Americana, Itu e Indaiatuba, até se tornar realmente uma franquia em 2007, dez anos depois do início da empresa. Com tamanho crescimento, Cleusa decidiu que era a hora de estudar e se preparar para abrir franquias e expandir um dos negócios de maior sucesso do Brasil. 

Crescimento e estratégias de serviços

O tempo passou, Cleusa aprendeu e fez um pequeno negócio de 20m² se tornar uma referência a quem deseja empreender no Brasil. Já são mais de 320 lojas espalhadas pelo Brasil em 16 estados, além de duas unidades em Orlando, cidade queridinha pelos brasileiros nos Estados Unidos. 

Tamanho crescimento pode ser explicado pelas diferentes estratégias aplicadas no negócio. O uso de produtos de alta qualidade, o sabor inconfundível e original são algumas das principais marcas da empresa que, a todo tempo, lança novos sabores que deixam os clientes boquiabertos. Alguns até lembram a infância, o que gera o tão importante reconhecimento e conquista cada vez mais o Brasil e o mundo, ideais que fazem parte da visão da empresa. A empresa, como estratégia de Marketing, já convidou nomes como o do cantor Wesley Safadão para campanhas, além de constantemente apostar em influenciadores digitais. 

Variedade

Para atender a todos os públicos e às necessidades que surgiram, a Sodiê permite que o consumidor encomende um bolo inteiro que é feito em mais ou menos uma hora, assim como é possível comprar apenas um pedaço presencialmente nas lojas, ou ainda pedir via iFood. 

Expandindo ainda mais o leque de opções para além dos mais de 100 sabores dos clássicos bolos feitos à base de pão de ló, a Sodiê passou a investir em opções Zero Açúcar, em salgados para completar o Kit Festa, as tradicionais e históricas balas de coco e até Milk Shakes. 

A Sodiê

O nome da empresa surgiu após Cleusa contratar uma assessoria para ajudar a alavancar a imagem do empreendimento. O momento era difícil e era preciso fazer algo, foi então que foi sugerido a ela juntar o nome dos filhos: o ‘So’ de Sofia e ‘Diê’ de Diego. Assim, nasceu a Sodiê. Para ser um franqueado da empresa que faturou cerca de R$290 milhões em 2018, é preciso investir cerca de R$450 mil. 

 

Fontes

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2019/02/28/de-boia-fria-a-rainha-ds-bolos-ela-fatura-r-290-milhoes-com-a-sodie-doces.htm

https://anamariabraga.globo.com/materias/variedades/a-rainha-dos-bolos/

https://sodiedoces.com.br/a-sodie-doces

https://exame.com/pme/conheca-a-historia-da-boia-fria-que-criou-a-sodie-doces/

https://veja.abril.com.br/economia/nunca-tive-bolo-de-aniversario-conta-fundadora-da-sodie/

https://anamaria.uol.com.br/noticias/famosos/cleusa-maria-dona-da-sodie-revela-desafios-no-inicio-da-profissao-chorava-no-banho-de-tao-cansada.phtml

https://www.konteudos.com.br/blog/empreendedorismo/2020/02/17/cleusa-maria-sodie/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram