Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
14 de julho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Cristina Junqueira?

Cristina Junqueira, cofundadora e CEO do Nubank, é uma das brasileiras mais influentes da atualidade. Responsável por ser a principal mente por trás das inovações e atual desenvolvimento da fintech, Cristina tem uma trajetória marcada por conquistas impressionantes. 

Exemplo de empreendedorismo feminino, Cristina já viveu histórias curiosas. A dedicação à carreira, inclusive, a fez entrar em trabalho de parto enquanto fazia uma reunião com os sócios do Nubank, no início da companhia. Entre as contrações que dariam origem ao nascimento da filha Alice, a CEO enviou mensagens aos clientes iniciais, conforme contou ao Estadão durante entrevista.  

Reconhecida pelo trabalho impressionante à frente do Nubank, no ano de 2020 integrou a lista 40 Under 40 da revista americana Fortune, um dos principais canais do setor. Mais recentemente, foi legitimada pela revista britânica Fintech Magazine como a segunda mulher mais importante das fintechs de todo o planeta. 

Desde o início da vida, Cristina já dava sinais de que seria uma pessoa fora de série. Se tornou Engenheira com graduação e mestrado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Durante a época de estudos trabalhou como analista interna no Itaú Unibanco e como consultora estratégica na Booz Allen Hamilton, além do Boston Consulting Group. 

Trajetória

O ano de 2007 foi praticamente um divisor de águas para Cristina Junqueira, quando foi convidada para um MBA de um ano nos Estados Unidos, especificamente na Northwestern University, instituição de excelência voltada aos negócios.

Após concluir mais uma etapa da vida com excelência, Cristina estava de volta ao Brasil, ainda mais capacitada e em busca de novos desafios. Foi entrevistada pelo presidente Itaú Unibanco, Pedro Moreira Salles, aos 24 anos.

Como Superintendente de Negócios, foi designada para comandar uma equipe onde todos os membros eram mais velhos que ela. Em 2013, seis anos após aceitar o cargo para viver uma vida intensa e de êxitos como executiva financeira, deixou o posto para buscar novos ares. 

Nubank

Antes de falar sobre a atuação de Cristina, é preciso contar uma história rápida. David Vélez, especialista do setor financeiro, formou-se na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, onde fez graduação e MBA. 

Também trabalhou no mercado financeiro durante muitos anos, até vir ao Brasil para gerenciar um fundo de investimentos de risco. Ao tentar abrir uma conta em um banco, se surpreendeu com a burocracia, taxas e o atendimento que deixava a desejar. 

Foi aí que entrou em contato com Cristina Junqueira para tentar abrir uma fintech, quando já era uma referência considerável do setor. Ela, que passou parte da vida em instituições financeiras tradicionais, enxergou que o mundo poderia ser diferente. 

Desta forma, Cristina Junqueira, David Vélez e Edward Wible decidiram criar o Nubank,que nasceu em 2013. A instituição que hoje é o maior banco digital independente do mundo ostenta números impressionantes desde o lançamento do primeiro cartão de crédito sem taxas ou anuidades. 

Crescimento

Desde seu lançamento, o Nubank só cresceu. Com atendimento rápido, personalizado e cativante, a fintech se consolidou na vida de mais de 38 milhões de clientes ao redor do Brasil, México e Colômbia. Na empresa são mais de 3 mil funcionários de 25 nacionalidades diferentes, tudo para oferecer diversidade à marca. 

Figurando como uma das principais e mais valiosas startups do mundo, o Nubank lançou uma série de recursos ao longo dos anos, como: conta PJ, seguro de vida, programa de benefícios, a própria NuConta, empréstimos, entre outros. 

Além da operação na América Latina, o Nubank também possui escritórios na Alemanha e Estados Unidos. O valor de mercado da empresa já supera os US$30 bilhões. 

 

Fontes

https://fintech.com.br/blog/fintech/cristina-junqueira-nubank/

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/cristina-junqueira/

https://blog.nubank.com.br/fundadores-nubank-david-velez-cristina-junqueira-edward-wible/

https://blog.nubank.com.br/tag/cristina-junqueira/

https://www.euqueroinvestir.com/cristina-junqueira-a-cofundadora-e-atual-ceo-do-nubank-no-brasil/

https://www.istoedinheiro.com.br/cristina-junqueira-e-a-nova-ceo-do-nubank-no-brasil/

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/04/01/nubank-troca-de-comando-e-cris-junqueira-assume-operacao-no-brasil

https://blog.nubank.com.br/historia-fundador-nubank-serie-history/

https://blog.nubank.com.br/nubank-o-que-e/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram