Ouvir música no trajeto para o trabalho, em casa ou até em festas, é algo que todos fazemos. Pensando na facilidade de acessar diversos títulos em um só lugar, o empreendedor Francês Daniel Marhely criou o aplicativo de streaming Deezer, em 2007.
Um ano antes de o Deezer nascer, Marhely queria facilitar o acesso dos amigos às músicas. O embrião do Deezer nasceu como um site, o ‘Blogmusik’. Em pouco tempo, a iniciativa recebeu inúmeros acessos, o que causou atritos com artistas e as empresas devido aos direitos autorais.
Como a vida de um empreendedor se resume basicamente a encontrar problemas, Daniel decidiu marcar reuniões com as empresas detentoras dos direitos autorais. Após negociações intensas, o Deezer nasceu. A missão era simples: liderar o mercado e ser o primeiro streaming de música legalizado e grátis do mundo.
A evolução da iniciativa atraiu cada vez mais artistas, investidores e até gravadoras. Dois anos depois, em 2009, Daniel já comandava um império que gerenciava as músicas e artistas de todas as gravadoras mais famosas, além de artistas independentes.
O Deezer se tornou uma referência para os artistas, mas também para os consumidores. Buscando expansão e aceitação em diversos setores, a Deezer fez parcerias com gravadoras e até com operadoras de celular, como é o caso da TIM no Brasil.
Pensando na experiência do usuário, a companhia investiu em serviços Premium. Hoje, o catálogo da Deezer possui mais de 73 milhões de músicas. Além disso, é possível criar playlists e ouvir diversos podcasts.
Crescimento
Em 2012, a companhia já havia atraído mais de 100 milhões de euros em aportes, o que foi fundamental para a expansão e o investimento em tecnologias que aprimorem a experiência do usuário. Ao longo dos anos, o aplicativo lançou uma série de recursos interessantes, como o ‘Flow’, que consiste em uma seleção das músicas do usuário.
O Deezer também foi o responsável por colocar no mercado o recurso ‘lyrics’, onde os ouvintes poderiam acompanhar a letra das músicas. Já o ‘Deezer Elite’ prometia alta definição de qualidade na reprodução.
Daniel Marhely teve uma ideia de ouro que se provou eficaz ano após ano. A Deezer acumula mais de 14 milhões de usuários e é utilizada em mais de 180 países, sendo a França e o Brasil os principais consumidores. Só em 2014 a companhia faturou 141,9 milhões de euros.
Fontes
https://canaltech.com.br/empresa/deezer/
https://pt.deezercommunity.com/informacoes-basicas-129/quem-criou-a-deezer-27760