Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
29 de julho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Daniel Marhely?

Ouvir música no trajeto para o trabalho, em casa ou até em festas, é algo que todos fazemos. Pensando na facilidade de acessar diversos títulos em um só lugar, o empreendedor Francês Daniel Marhely criou o aplicativo de streaming Deezer, em 2007.

Um ano antes de o Deezer nascer, Marhely queria facilitar o acesso dos amigos às músicas. O embrião do Deezer nasceu como um site, o ‘Blogmusik’. Em pouco tempo, a iniciativa recebeu inúmeros acessos, o que causou atritos com artistas e as empresas devido aos direitos autorais. 

Como a vida de um empreendedor se resume basicamente a encontrar problemas, Daniel decidiu marcar reuniões com as empresas detentoras dos direitos autorais. Após negociações intensas, o Deezer nasceu. A missão era simples: liderar o mercado e ser o primeiro streaming de música legalizado e grátis do mundo. 

A evolução da iniciativa atraiu cada vez mais artistas, investidores e até gravadoras. Dois anos depois, em 2009, Daniel já comandava um império que gerenciava as músicas e artistas de todas as gravadoras mais famosas, além de artistas independentes. 

O Deezer se tornou uma referência para os artistas, mas também para os consumidores. Buscando expansão e aceitação em diversos setores, a Deezer fez parcerias com gravadoras e até com operadoras de celular, como é o caso da TIM no Brasil. 

Pensando na experiência do usuário, a companhia investiu em serviços Premium. Hoje, o catálogo da Deezer possui mais de 73 milhões de músicas. Além disso, é possível criar playlists e ouvir diversos podcasts. 

Crescimento

Em 2012, a companhia já havia atraído mais de 100 milhões de euros em aportes, o que foi fundamental para a expansão e o investimento em tecnologias que aprimorem a experiência do usuário. Ao longo dos anos, o aplicativo lançou uma série de recursos interessantes, como o ‘Flow’, que consiste em uma seleção das músicas do usuário. 

O Deezer também foi o responsável por colocar no mercado o recurso ‘lyrics’, onde os ouvintes poderiam acompanhar a letra das músicas. Já o ‘Deezer Elite’ prometia alta definição de qualidade na reprodução. 

Daniel Marhely teve uma ideia de ouro que se provou eficaz ano após ano. A Deezer acumula mais de 14 milhões de usuários e é utilizada em mais de 180 países, sendo a França e o Brasil os principais consumidores. Só em 2014 a companhia faturou 141,9 milhões de euros.   

 

Fontes

https://mundodasmarcas.blogspot.com/2017/10/deezer.html?m=1#:~:text=A%20hist%C3%B3ria,%C3%A0%20m%C3%BAsica%20para%20seus%20amigos.

https://canaltech.com.br/empresa/deezer/

https://pt.deezercommunity.com/informacoes-basicas-129/quem-criou-a-deezer-27760

https://forbes.com.br/outros_destaques/2015/10/servico-de-streaming-deezer-pode-ser-avaliado-em-mais-de-r-4-bilhoes-apos-ipo/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram