Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
5 de julho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Edivan Costa?

Solucionar problemas é uma das principais atribuições de um empreendedor. Sem ao menos saber o que significava empreender, Edivan Costa mergulhou de cabeça nos desafios e se consolidou como uma das principais figuras empreendedoras do Brasil. 

A trajetória de vida de Costa até criar a SEDI, Empresa de Serviços Especializados em Despachos Imobiliários, é inspiradora. Filho de um metalúrgico e uma doméstica, cresceu na periferia de Belo Horizonte com os pais e os seis irmãos. 

A infância de Edivan não foi fácil. Aos sete anos já se via responsável pelos próprios ganhos, catando papel na rua para conseguir comprar o material escolar. 

Os desafios não pararam por aí. Aos 12 anos conseguiu uma vaga de office-boy, aos 14 foi chamado para jogar futebol no América Mineiro. Quatro anos depois, aos 18, chegou ao Palmeiras. Ele chegou a viajar para São Paulo para jogar, mas o sonho não duraria muito. 

Mudança repentina

O destino de Edivan mudou completamente quando o pai sofreu um AVC. O fato fez o garoto desistir do esporte e novamente se dedicar à família. Conseguiu um emprego novamente como office-boy em uma imobiliária, onde atuaria na regularização de imóveis como despachante imobiliário autônomo.  

O futuro empreendedor não tinha salário, mas recebia uma pequena parte sociedade da empresa. A vida seguia normalmente, quando de repente Costa recebeu o convite que mudaria sua história: conseguir para um grupo de supermercados de Belo Horizonte 32 alvarás de funcionamento emperrados há 4 anos. 

Trabalhando mais de 10 horas por dia, ele conseguiu atingir o objetivo em um mês. A partir daí, percebeu que o setor carecia de profissionalismo e que ele levava jeito para a coisa. 

Durante sua trajetória de sucesso, descobriu o livro “Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia”, do autor Vicente Falconi, que o fez notar a importância da padronização de processos. 

A SEDI

O processo de regularização comercial e imobiliária sempre foi conhecido pela considerável burocracia. Enxergando uma oportunidade após o sucesso obtido, Edivan percebeu que poderia investir aos poucos na própria empresa e foi isso que fez em 1996. 

Com a venda da rede de supermercados de Belo Horizonte para o Carrefour, Edivan passou a ser contatado por grandes empresas que reconheceram seu talento. 

Ao longo de 20 anos, a Sedi já realizou mais de 120 mil processos, além de atender mais de 50 empresas atualmente. A trajetória impressionante também é marcada pelo atendimento de mais de 5 mil estabelecimentos. 

De lá para cá, a companhia participou da abertura de mais de 10 mil novos negócios, além de ter mais de 10 unidades ao redor do Brasil e atender empresas como as Lojas Americanas, Riachuelo e Carrefour. 

A Sedi se tornou referência no setor de desburocratização e regularização, oferecendo resultados, foco no cliente e monitoria de processos, entre outros serviços. Tal esforço e reputação rendem à empresa de Edivan um faturamento anual de milhões de reais. 

Empreendedorismo

Um homem simples que tem o objetivo principal de ajudar pessoas e diminuir a burocracia dos negócios. Com uma frase simples é possível definir Edivan Costa. 

Escolhido como empreendedor Endeavor, Costa já estudou na Universidade de Navarra (Espanha), além de ter feito curso em Harvard, MIT e Babson College.  

 

Fontes

https://endeavor.org.br/empreendedor/edivan-costa/

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/edivan-costa/

https://canalconecta.com.br/historia-de-vida-de-edivan-costa

https://99empreendedores.com.br/edivan-costa/

https://www.sedi.com.br/

https://limonada.oficinareserva.com/edivan-costa-empreendedorismo-sedi/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram