Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
24 de junho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Eduardo Vanzak?

A vida acontece da forma que deve e nada mais. Quando falamos da história de Eduardo Vanzak, criador da Desinchá, isso fica ainda mais evidente. 

Vanzak cursava administração no Ibmec de Belo Horizonte e, junto ao amigo de classe Lohran Schmidt, deu asas ao potencial empreendedor que sempre mostrou. 

Eduardo cresceu cercado pelas peças da confecção de roupas da própria mãe, talvez um fator determinante para a veia empreendedora que desenvolveu ao longo da vida. Aos 16 já tinha criado a própria loja online de roupas, mas seria um pouco mais para frente que sua vida mudaria completamente. 

Vale do Silício

Junto a Schmidt, Eduardo viajou ao Vale do Silício, em 2016, com um objetivo quase que totalmente inspiracional. Por lá, observou as pessoas, seus hábitos e até os comércios. Quando se deu conta, viu que estava cercado por estabelecimentos dominados por comida natural. Novamente, a veia empreendedora apareceria: e se esse conceito de alimentação saudável fosse levado ao Brasil? 

A curiosidade aflorada fez Vanzak pesquisar e conhecer mais esse mundo durante a vida, mesmo antes da viagem. Durante um tempo ele até foi vegano, uma experiência que seria levada em conta. A dupla voltou dos Estados Unidos com uma ideia na cabeça: criar um chá. 

O Desinchá

O maior desafio da dupla era equilibrar os itens da receita para proporcionar aos clientes uma excelente experiência. Após dois anos de tentativas, finalmente o Desinchá nasceu. 

O nome engraçado e fácil de memorizar por conta do trocadilho, foi criado por Vanzak, que durante sua infância e juventude rabiscou em seus cadernos mais de 200 nomes de empresas. 

O início do produto foi tímido, sendo distribuído em lojas de produtos naturais, mas os empreendedores não contavam com um fenômeno cada vez mais significativo: as redes sociais. Uma publicação da influenciadora digital Gabriela Pugliesi sobre o produto fez as vendas saltarem tanto que o estoque de três meses foi vendido em uma semana. 

Em um mês, a dupla recuperou os R$200 mil investidos e, em apenas três meses, superaram o teto anual de R$3,6 milhões estipulado pelo Simples Nacional. Fruto da explosão causada pela rede social, a empresa viu os números dispararem. 

Crescimento

Quem olha hoje para a Desinchá, seus produtos e números nem imagina o que fez a marca chegar onde está. Antes de tudo ser criado, Eduardo e Lohran passaram diversas madrugadas juntos palpitando um sobre o negócio do outro e tentando encontrar meios para crescer. Juntos, foram responsáveis pela venda de 1,5 milhão de chás em 2018. Já no ano seguinte, atingiram a marca de 4 milhões. 

Ano após ano a empresa cresce, seja pela constante presença nos canais digitais ou pelo notório portfólio de produtos, que foi desenvolvido para além do chá inicial, com alternativas interessantes de sabores, como o de Piña Colada e Hibiscus Pink Lemonade. 

Para competir com outros fabricantes, a dupla lançou combos de verão, combos de sobremesa, suplementos em balas e até o desincoffee, o café da marca, entre outros itens. 

No site da marca é possível perceber ainda mais a preocupação com a vida saudável. Com ingredientes selecionados, as receitas não contém glúten, soja, açúcar, corantes ou conservantes. 

Reconhecimento

Eduardo Vanzak fez tanto sucesso junto à Desinchá que foi eleito Forbes 30 Under 30, além de Homem do Ano pela Revista GQ. Com experiência extensa em marketing digital e branding, recentemente lançou o Vanzak Labs, agência que tem como objetivo ajudar outras empresas no desenvolvimento de estratégias de redes sociais, ferramentas de e-commerce e aumento de vendas. 

E aí, quer saber mais? É só acessar o site da Desinchá clicando aqui

 

Fontes

https://www.desincha.com.br/

https://endeavor.org.br/empreendedor/eduardo-vanzak/

https://gq.globo.com/Prazeres/noticia/2019/12/eduardo-vanzak-e-lohran-schimidt-conheca-mentes-por-tras-da-inovadora-desincha.html

https://anchor.fm/eduardo-vanzak

https://exame.com/pme/com-bom-humor-desincha-cresce-2-740-em-seis-meses/

https://endeavor.org.br/empreendedor/lohran-schmidt/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram