Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
18 de maio de 2021 - Por: Elias William

Quem é Eric Santos da RD Station?

Eric Santos é CEO e cofundador da RD Station, uma das principais empresas de Marketing Digital do Brasil. Criada em 2011, a RD surgiu sob o objetivo de espalhar e desenvolver uma série de estratégias de comunicação com foco em atração de clientes e vendas. A história da figura mais relevante da companhia, por outro lado, começou anos antes. 

Junto a alguns sócios, Eric gerenciava uma empresa que desenvolvia aplicativos para celulares, antes ainda do sucesso do Android e do iPhone, por volta do ano de 2005. Era difícil alavancar o próprio negócio com o que se sabia de marketing na época, quando decidiu se aprofundar em algo que poderia mudar tudo: o Inbound Marketing (marketing de atração). 

A própria vontade de experimentar, errar e acertar motivou Eric a oferecer ajuda a companhias que desejavam redesenhar e implementar estratégias de marketing sem investimentos absurdos. Tudo daria surpreendentemente certo e a empresa de aplicativos seria utilizada para prestar consultorias, sendo futuramente vendida para dar lugar ao Marketing Digital de uma vez por todas.  

Pouco depois, com o sucesso do trabalho, Eric decidiu ir de vez para o mundo digital com a Sistemarketing, empresa criada em 2010 que se tornaria a hoje conhecida RD Station.

RD Station

A empresa decidiu abandonar a publicidade antiga e apostar em estratégias simples e acessíveis por meio de um sistema intuitivo e que reunisse as principais ferramentas do setor. Na época, ninguém falava de Automação de Marketing, mas a RD nascia com o objetivo de se tornar referência do setor. 

Com a criação do próprio sistema de automação, a RD permitiu a inúmeras empresas organizar seus processos de vendas e comunicação, ao enxergar cada passo da jornada do cliente, fazer o mapeamento de atividades, acompanhar o desempenho em tempo real e muito mais. 

Tudo isso foi cuidadosamente pensado para aumentar a conversão, recuperar clientes perdidos e vender mais de uma vez para a mesma pessoa, utilizando a integração com outras ferramentas, tais como: WhatsApp, Slack, Trello, Google Maps, entre outros. 

A produção de conteúdo em blog, eBooks, newsletters e diversas outras iniciativas impulsionaram a RD e seus acessos, que chegam a 1,5 milhão de pessoas mensalmente em seus canais.  

O YouTube já conta com quase 20 mil inscritos, enquanto o perfil do Instagram tem mais de 8 mil seguidores. 

O crescimento considerável e o desenvolvimento de novas estratégias e oportunidades permitiu à startup abrir escritórios por todo o Brasil, em lugares como Florianópolis (sede), São Paulo e Joinville, além das empreitadas internacionais na Colômbia, México, Espanha e Portugal. 

Empreender é tomar decisões

Durante entrevista para a StartSe, o CEO da RD Station, Eric Santos, revelou que a plataforma da empresa é utilizada por 13 mil clientes ao redor do Brasil. 

Para expansão, a empresa terá um investimento de R$ 200 milhões liderado pelo fundo Riverwood Capital, com foco em ajustes e criação de alternativas para os clientes que ainda não conseguem automatizar o marketing, além de utilizar inteligência artificial, big data e machine learning para oferecer produtos com maior assertividade.  

RD Station e as vendas

Conforme opinião do próprio CEO da RD, o vendedor teve sua função modificada drasticamente para melhor ao longo dos anos. Se antes era necessário ser agressivo, hoje os vendedores atuam como verdadeiros consultores especialistas do produto e/ou serviço em questão. Para um processo de vendas de sucesso, é necessário analisar o perfil do cliente com o objetivo de oferecer o melhor para cada situação. 

Universidade RD Station

Partindo de conceitos como o Sucesso do Cliente e Relacionamento Saudável e duradouro com clientes, a RD se consolida cada vez mais como referência do setor de comunicação e vendas. 

Para alavancar resultados e os grandes talentos que surgem a cada dia, a empresa tem a RD University, setor responsável por criar e implementar cursos, materiais e ações educativas para clientes, parceiros e a audiência em geral. 

 

Fontes

https://resultadosdigitais.com.br/blog/rd-station-totvs/

https://www.linkedin.com/authwall?trk=ripf&trkInfo=AQGxbryNZe1BEgAAAXl_5wCgZvdP2snifTqEFXXiG2leXdLeXGR1XlRG_GEP6uXOjKUxoxZMBMkWUWsnT9da-hJ_KePQMPvTyOvMCdet1uh-3PXbdWQgnyiaMPEjEb_Xm7vJnUc=&originalReferer=https://www.google.com/&sessionRedirect=https%3A%2F%2Fbr.linkedin.com%2Fin%2Fericksilvamartins

https://empreendedor.com.br/noticia/5-historias-inspiradoras-no-dia-do-empreendedor/

https://www.youtube.com/watch?v=xFM9NWRZju8

https://endeavor.org.br/empreendedor/eric-santos/

https://www.infomoney.com.br/negocios/rd-station-a-historia-do-engenheiro-que-mudou-o-marketing-digital-no-brasil/

https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2019/08/como-eric-santos-quer-transformar-resultados-digitais-em-um-negocio-global.html

https://www.startse.com/noticia/nova-economia/os-aprendizados-de-eric-santos-ceo-da-resultados-digitais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram