Nascido na cidade de Campos Altos, em Minas Gerais no ano de 1958, Geraldo Rufino é um exemplo de superação. Atualmente, o empreendedor, escritor, mentor e palestrante busca passar toda a experiência que acumulou para as pessoas, após superar adversidades e atingir o sucesso.
Rufino viveu a infância na Favela do Sapé, em São Paulo, e devido às dificuldades causadas pela perda da mãe e a responsabilidade por ter sete irmãos, iniciou a vida em uma carvoaria, passando posteriormente a catar latinhas em um lixão. Apesar do falecimento da mãe, Geraldo aprendeu com ela a valorizar a vida e as conquistas, citando diversas lições que recebeu ainda quando criança. Era costume da família, inclusive, trazer itens da ‘xepa’ de feiras ao redor da cidade para a alimentação de todos, até de vizinhos.
O lixão
Dos nove aos onze anos Rufino trabalhou no lixão com o irmão, onde juntavam as latinhas e vendiam. A venda gerava o dinheiro que guardavam dentro de latas de leite enterradas em um terreno. Certo dia, o terreno foi limpo e os irmãos perderam tudo, mas isso não os parou.
Tudo que aconteceu motivou ele e os irmãos a montar uma série de ‘pequenos negócios’, como o aluguel de carrinhos para carreto em feira, uma barraca de frutas, um boteco, entre outras iniciativas. O pai de Geraldo decidiu pegar o dinheiro emprestado, o que fez com que o rapaz que era o filho mais novo tivesse de trabalhar como office boy na empresa que se tornaria o PlayCenter, mas sob a condição de voltar a estudar. Por lá, chegaria futuramente ao cargo de diretor de operações.
JR Diesel e a decisão
Nem tudo parece escrito para o cinema, mas um caso específico mudaria sua vida para sempre. Ao guardar suas economias ao longo dos anos trabalhando no PlayCenter, Geraldo decidiu criar um novo negócio ao comprar uma Kombi para que um dos irmãos fizesse serviço de carreto.
Com a decisão e muito trabalho com o tempo, a prosperidade apareceu e os irmãos chegaram a uma frota de cinco veículos, mas de repente dois acidentes praticamente ao mesmo tempo envolvendo os caminhões da família colocariam tudo a perder.
Sobrariam do acidente apenas peças de veículos destruídos. Pensando nisso e na possibilidade da reciclagem que já havia feito parte de sua vida, Geraldo criou em 1985 a JR Diesel, que tinha como objetivo desmontar e reciclar os automóveis.
Nos anos 90, a empresa cresceu e otimizou diversos processos, atraindo novos clientes e oportunidades de negócio, como a JR Veículos, que viria à falência e traria dívidas milionárias à família.
Com o passar dos anos, Geraldo quebrou seis vezes, mas nem isso o fez desistir de alcançar uma série de objetivos. Junto aos filhos e à esposa, o empresário reergueu a empresa e adotou uma série de inovações trazidas por um dos filhos do exterior.
Figura pública e inspiração
Com a beleza de sua trajetória e a consolidação como a maior empresa de reciclagem automotiva da América Latina faturando cerca de R$ 50 milhões anualmente, Geraldo passou a investir em palestras, livros e em redes sociais. Em cada um de seus canais busca influenciar e incentivar pessoas a tomarem decisões inteligentes e assertivas.
No site da própria empresa Geraldo coloca alguns passos presentes em seu livro ‘O Catador de Sonhos’ para transformar sua vida e negócio, que são:
Assista ao TEDx Fortaleza com Geraldo Rufino clicando aqui
Fontes
https://jrdiesel.com.br/sobre-a-jr/o-catador-de-sonhos/
https://www.infomoney.com.br/perfil/geraldo-rufino/
https://www.suno.com.br/tudo-sobre/geraldo-rufino/
https://www.ibnd.com.br/blog/conheca-a-trajetoria-de-geraldo-rufino-dono-da-jr-diesel.html
https://jrdiesel.com.br/sobre-a-jr/nossa-historia/
https://online.pucrs.br/professores/geraldo-rufino
https://www.dmtpalestras.com.br/palestrante/geraldo-rufino/