Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
26 de julho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Guga Mafra?

Guga Mafra, do podcast Gugacast, é uma das maiores referências do gênero no Brasil. Responsável pela criação da produtora Amazing Pixel, o publicitário construiu carreira sólida em meio a inúmeras inovações. 

Natural de Brasília, Guga sempre foi fã de rádio. Amava ouvir entrevistas e os apresentadores conversando com o público. Uma das principais características que o fizeram curtir o formato era a possibilidade de fazer outras atividades enquanto escutava. De repente, essa paixão se tornaria um negócio. 

Formado em Publicidade e Propaganda na Universidade Anhembi Morumbi em 2002, Guga terminou a graduação em um momento em que a internet estava se desenvolvendo. Logo ele veria na web uma oportunidade imperdível. 

Quando surgiu para o mundo dos negócios, Mafra era redator publicitário em uma agência. Enquanto trabalhava em suas atividades, foi chamado pela empresa FTPI para desenvolver um plano de negócios focado no mundo digital. Antes, a companhia atuava apenas em meios convencionais, como a TV, jornais e rádios.  

Em algum tempo saltou de freelancer a gerente de marketing e Guga, com toda sua capacidade, se tornou sócio da empresa. Para chegar ao sucesso, o publicitário adotou processos simples e otimizados, cruzando os setores comercial e de criação de forma inteligente. Pouco depois, seria a hora de dar alguns passos com as próprias pernas.

Guga Mafra e a Amazing Pixel

Parcerias de sucesso podem alavancar pessoas talentosas e mostrar ao mundo que o céu é o limite. Desta forma, Guga Mafra conheceu Alexandre Ottoni e Deive Pazos, do Jovem Nerd, que o ajudaram a criar a Amazing Pixel, empresa de produção de vídeos para o YouTube, em 2013. 

Com a Amazing, Mafra tornou canais mais rentáveis, atraiu mais inscritos e produziu conteúdos extremamente relevantes. Um dos maiores exemplos foi o programa Nerdologia, que mistura temas da cultura geek com ciência, veiculado no Jovem Nerd. 

Cinco anos após sua criação, a Amazing Pixel foi comprada por uma empresa do mesmo setor, o que fez Guga deixar a cadeira de CEO para se tornar um consultor. Sob seu comando, a empresa liderou produções dos canais Nostalgia, Jacaré Banguela, entre outros. 

Guga Mafra e o Gugacast

Guga Mafra tinha sonhos quando jovem. Desejava trabalhar no rádio, especialmente como repórter, além de ter uma coluna em uma revista de música. Ele não atingiu exatamente esses desejos, mas uniu os dois no que sabe fazer de melhor: podcasts. 

Em 2016, criou o Gugacast, programa de formato talk show que reúne mais de 60 mil ouvintes por episódio desde o lançamento. Com muita descontração, risadas e informação, Guga criou a própria iniciativa após fazer participação na leitura de e-mails de outro podcast. 

Com a contação de histórias como principal trunfo, o Gugacast atraiu diversos convidados e originou o Gugacast Letra & Música, que uniu as duas paixões do publicitário: o poder do rádio em gerar conteúdo e a música. 

De lá para cá, Guga já recebeu diversos convidados da música brasileira para dissecar letras de canções famosas para fazer o público rir e se surpreender. 

Durante entrevista a um portal de notícias, Guga chegou a falar sobre a evolução da tecnologia e a influência de novas descobertas no processo de produção de conteúdo, algo que ele comemora. O podcast, seu principal negócio, vem evoluindo cada vez mais com o desenvolvimento de plataformas e atualizações constantes de formato e recursos. 

 

Fontes

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/guga-mafra/

https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2013/12/gustavo-mafra.html

https://blogs.correiobraziliense.com.br/proximocapitulo/brasiliense-guga-mafra-gugacast-podcast/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram