Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
8 de junho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Howard Schultz?

Famosa entre os milhões de amantes do café ao redor do planeta, a rede Starbucks, maior franquia de cafeterias do mundo, elevou o gosto e consumo da bebida a outro nível. 

Atualmente pode ser considerado comum esbarrar em uma franquia Starbucks em algum shopping ou nas ruas, mas nem sempre foi assim. O sucesso só foi possível graças às estratégias e ações de Howard Schultz, um dos maiores responsáveis pela expansão da marca. 

Formado em comunicação, Schultz trabalhou ao longo de sua vida como vendedor de cafeteiras, quando conheceu a Starbucks e decidiu que trabalharia na empresa. Conseguiu a vaga de diretor de marketing, mas saiu tempos depois, em 1985, após tentativas mal sucedidas de convencer os donos a mudar o modelo da Starbucks na época. 

Um ano depois, criou a própria empresa nos modelos que gostaria de ter aplicado na Starbucks. Em pouco tempo, adquiriu o varejo da cafeteria por US$ 3 milhões, fundindo as duas marcas e se tornando CEO. Desta forma, começava a trajetória de sucesso da rede de cafeterias mais famosa do planeta. 

A mudança na Starbucks

O que era apenas uma empresa focada na revenda de grãos diferenciados de café se tornou uma empresa com estética inconfundível. 

Entre diversas passagens de Schultz pelo comando da Starbucks, podemos destacar ações incríveis relacionadas ao atendimento personalizado, como a de escrever o nome do cliente no copo, gerando milhões de fotos e engajamento nas redes sociais. 

Há quem diga que, em muitas oportunidades, escrever o nome do cliente de forma errada no copo é uma atitude proposital para gerar ainda mais cliques e comentários do que com a grafia correta. 

Crescimento

As estratégias de comunicação junto aos produtos de qualidade fizeram a Starbucks explodir e crescer absurdamente. O empreendimento que no final da década de 80 só existia na cidade de Seattle, cresceu para mais de 30 mil unidades espalhadas por cerca de 80 países. 

Para atingir tais números, Schultz pensou em uma estratégia simples: agregar valor. Assim, adotou a venda de salgados, doces e outros produtos relacionados para que as pessoas fossem à Starbucks para algo além do café. Com o tempo, o conforto e tranquilidade converteram a cafeteria em um espaço propício para reuniões, dias de trabalho e encontro com amigos. 

Com as decisões de Howard Schultz caindo nas graças do público, era natural que o império do comunicador e empresário fosse consolidado. Segundo a Forbes 2021, ele está na lista das pessoas mais ricas do mundo, com patrimônio em torno de US$ 4,9 bilhões.

Lição

De origem humilde, Howard cresceu vivendo em moradias populares financiadas pelo governo e, ainda criança, viu um acidente acabar com a fonte de renda da família. À época, o pai quebrou o tornozelo enquanto trabalhava como motorista de caminhão.

Tais dificuldades moldaram a visão de mundo de Schultz, que construiu um legado que oferece ao público mais de 10 milhões de xícaras de café diariamente ao redor do mundo. 

 

Fontes

https://www.euqueroinvestir.com/howard-schultz-o-responsavel-pelo-sucesso-mundial-da-starbucks/

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/howard-schultz/

https://cursos.aldeia.cc/blog/historia-do-empreendedor-howard-schultz-ceo-do-starbucks/

https://exame.com/negocios/a-historia-de-howard-schultz-ceo-da-starbucks-que-deixara-cargo/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram