Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
23 de julho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Jorge Gerdau?

Membro de família tradicional nos negócios, Jorge Gerdau é uma das figuras mais influentes do cenário empresarial brasileiro. No comando da produtora de aço Gerdau, alavancou a empresa ao posto de uma das mais importantes siderúrgicas do planeta.

Neto de João Gerdau, fundador da companhia, Jorge foi responsável por tornar o nome da família ainda mais rico e influente. Nascido no Rio de Janeiro, aprendeu desde jovem a valorizar o trabalho e a respeitar processos.

Aos 14 anos, no início dos anos 50, já cuidava das máquinas de pregos e fazia notas fiscais para facilitar a vida de outros integrantes do escritório. Se formou como Técnico de Contabilidade e Advogado. Logo na década de 60 deu os primeiros passos como empresário, após adquirir e integrar empresas do setor ao Grupo Gerdau. 

Jorge Gerdau e a Gerdau

Ativo nas decisões devido à sua inteligência e perspicácia, Jorge se tornou membro do conselho da empresa, decisão que se provaria acertada anos depois, em 1983, quando ele assumiria a presidência do grupo, cargo que ocupou até 2006. 

Imponente, Jorge sempre buscou eficiência e qualidade em tudo que fez. Para o sucesso da empresa, apostou na excelência dos processos, reduzindo o desperdício e aumentando a produtividade de forma considerável. 

Tema ainda pouco discutido na época, Jorge Gerdau implementou na empresa algo semelhante ao que chamamos hoje de ‘Sucesso do Cliente’, por meio da aproximação com clientes, elevação no nível de atendimento e dos produtos oferecidos. Sem parar de inovar, o mandatário investiu na venda de aço pela internet, logo no início dos anos 2000. 

Inovação Gerdau

Incentivador nato da inovação e otimização de processos, Jorge Gerdau é do tipo de empreendedor que não descansa enquanto não encontra uma solução para os problemas da sociedade. 

Tamanha credibilidade rendeu a ele a participação em governos, além de outros cargos e nomeações, como: o de presidente do Conselho Superior do MBC - Movimento Brasil Competitivo, presidente emérito do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade e membro das Academias Internacional e Brasileira da Qualidade. 

Além dos movimentos citados acima, Gerdau também se envolveu positivamente com iniciativas socioculturais, presidindo o Conselho da Fundação Iberê Camargo e o Conselho Consultivo da Junior Achievement Brasil. Para completar a carreira de sucesso, é  integrante do Conselho da Parceiros Voluntários e do Conselho de Fundadores do movimento Todos pela Educação, cuja iniciativa ocupou a cadeira mais importante durante 10 anos.

Comando da Gerdau

Durante os 120 anos de história da Gerdau, apenas recentemente o bastão foi passado a uma pessoa que não carrega o sobrenome. Assumida pelo executivo Gustavo Werneck em 2018, a companhia deseja cada vez mais focar em inovação, tanto é que a sede mudou de Porto Alegre para São Paulo. 

Para se credenciar ao posto de CEO, antes ocupado por Jorge Gerdau e posteriormente André Gerdau, Werneck conquistou mercados estratégicos e a aprovação da família centenária. 

Fontes

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/jorge-gerdau/

https://i4lp.com/sobre/jorge-gerdau/

https://pioneiros.fea.usp.br/gerdau-johannpeter/

https://blog.asaas.com/perfil-empreendedor-jorge-gerdau/

https://www.istoedinheiro.com.br/um-novo-sobrenome-a-frente-da-gerdau/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram