Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
1 de junho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Luiz Antônio Seabra?

Empreendedor, empresário e investidor, Luiz Antônio Seabra é o fundador da Natura, uma das empresas mais famosas e a maior do setor de cosméticos no Brasil. Com trajetória ligada diretamente à preocupação com o meio ambiente, Seabra construiu um patrimônio de mais de US$ 2,4 bilhões, segundo informações da Forbes (2019). 

Dono de uma trajetória inspiradora e ligada às finanças, trabalhou como calculista de custo logo aos 15 anos, o que o motivou a estudar economia. Após concluir a graduação, foi trabalhar em uma empresa de fabricação de computadores, onde entrou como trainee e saiu como superintendente, após oito anos de atuação. 

Foi nessa empresa que Seabra passou a se interessar pela parte química utilizada nos laboratórios, quando saiu e foi trabalhar em uma modesta fábrica de cosméticos. 

O início da Natura

O ano de 1969 mudou para sempre a indústria cosmética brasileira. Junto a Jean Pierre Berjeaout, Seabra criou a fábrica que menos de um ano após sua criação seria batizada de Natura, principalmente por possuir componentes naturais no desenvolvimento dos produtos vendidos.  

A sede da empresa era na famosa rua Oscar Freire, em São Paulo, mas não era só isso que Seabra desejava. Para tentar alavancar ainda mais os produtos artesanais, ele passou a ir de porta em porta para realizar vendas, quando aproveitava para prestar consultoria e fornecer dicas sobre os produtos aos clientes. Futuramente, essa atitude seria fundamental para criar um dos tópicos mais relevantes da empresa: os revendedores. 

Parecia que o resultado não viria no início, mas com o tempo, tudo aconteceu. Cinco anos depois, a Natura já somava mais de 200 funcionários, além de mais de 2 mil consultoras ao redor do Brasil. No final da década de 80, os números saltariam para mais de 50 mil consultoras pelo país. Em 2013, mais de 1,5 milhão pelo Brasil, além de conquistar países do exterior, como: Estados Unidos, França, Argentina, Chile, México, entre outros. 

Reconhecimento de filosofia

Como parte do trabalho diário, a Natura apostou na sustentabilidade, tanto é que passou a utilizar refis para seus produtos em determinado ponto da história. Com a fabricação de produtos utilizando o carbono neutro, diminuiu os impactos ao meio ambiente, o que inspirou diversas empresas a seguirem a estratégia, assim como a adoção da transparência a respeito do desenvolvimento de embalagens e os próprios produtos. Ao pensar em Natura, é inevitável lembrar da preservação ambiental e o respeito que a empresa promove. 

Tamanha preocupação trouxe reconhecimento mundial com diversos prêmios ao longo dos anos, entre eles o “Champions of the Earth 2015”, na categoria “Visão Empreendedora”, congratulação cedida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. 

Mudança de nome

Pensando na integração com marcas compradas como a The Body Shop e Aesop, em 2018 a empresa passou a se chamar Natura &Co, sob a perspectiva de tornar visíveis valores ligados ao senso de comunidade e cooperação entre os setores do grupo. 

Mais uma expansão foi feita em 2019, quando a empresa comprou a Avon. Esse passo tornou a Natura a quarta maior empresa de cosméticos do mundo. Atualmente, o valor de mercado da Natura ultrapassa os R$ 18 bilhões (2014). 

Lições de Luiz Antônio Seabra

Um empreendedor de sucesso como Luiz Antônio Seabra tem muito a ensinar, não é mesmo? Abaixo estão alguns tópicos defendidos e aplicados pelo empresário durante sua trajetória:

  • Entregar o que o cliente precisa ouvir, além do produto
  • Persistir na paixão que você tem
  • Para empreender é preciso ter conhecimento
  • A sua equipe de vendas carrega a bandeira da sua empresa e seus ideais
  • É preciso aprender com os erros e ter foco no que deseja 

Fontes

https://www.ibccoaching.com.br/portal/exemplo-de-lideranca/luiz-antonio-seabra-fundador-da-natura/

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/antonio-luiz-seabra/

https://www.ibnd.com.br/blog/conheca-a-inspiradora-historia-de-antonio-luiz-seabra-proprietario-da-natura-334693354.html

https://www.euqueroinvestir.com/antonio-luiz-seabra-conheca-a-historia-do-fundador-da-natura/

https://tc.com.br/perfis-do-mercado/antonio-luiz-seabra

https://cursos.aldeia.cc/blog/como-comecou-antonio-luiz-seabra-fundador-natura/

https://cosmeticinnovation.com.br/natura-conheca-a-trajetoria-do-fundador-antonio-luiz-seabra/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram