Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
11 de maio de 2021 - Por: Elias William

Quem é Luiza Trajano?

Luiza Trajano, do Magazine Luiza, é uma das mulheres mais influentes do Brasil. Símbolo de empreendedorismo, conhecimento e uma inspiração a quem deseja realizar sonhos, ela é uma das mulheres mais ricas do Brasil. A fortuna é estimada em US$ 5,3 bilhões, segundo dados da Forbes em 2021. 

Aos 69 anos, a empresária vê o resultado das pequenas ações e decisões que tomou ao longo dos anos. Uma delas, inclusive, é a construção da frase que virou seu lema e ela sempre faz questão de destacar. “Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível”. 

Trajetória

Luiza Helena Trajano nasceu na cidade de Franca, em São Paulo, onde cresceu e se desenvolveu sob grande influência da família. A mãe permitia que Luiza fosse livre para descobrir respostas para seus problemas e a tia, também chamada Luiza, era a influência empreendedora por ter trabalhado durante boa parte da vida trabalhando como vendedora.

Com o passar dos anos, a tia teve o desejo de comprar uma loja que seria batizada de Magazine Luiza, no ano de 1957. Aos 12 anos, Luiza Trajano decidiu que iria trabalhar na loja da tia para presentear os familiares no Natal, abrindo mão até das férias escolares. Aos 17, concluiu o Ensino Médio e decidiu que iria estudar Direito e Administração, mas acabaria por não exercer a primeira graduação devido à rotina exigente do crescimento do Magazine Luiza. 

A trajetória da futura bilionária seria construída com base em diversas funções na empresa, passando por vendedora, gerente, entre outras até o ano de 1991, quando tudo mudaria. Sua tia a chamou para assumir o comando da companhia. 

Magazine Luiza de Luiza Trajano

Modernização por meio de loja virtual de eletrodomésticos quando a internet ainda não era popular, atração de clientes e uma liquidação milionária que renderia R$100 milhões aos cofres em cinco horas. Essas foram as primeiras medidas de Luiza Trajano no comando do Magazine Luiza. 

Entre programas de bonificação, definição de tradições e reuniões semanais em todas as lojas da rede, Luiza deu grandes passos adquirindo redes de lojas por todo o Brasil, sendo um dos casos mais emblemáticos a inauguração de 46 lojas em apenas um dia em São Paulo, no ano de 2008. 

Mas nada disso seria possível se atitudes não fossem tomadas. Pensando nisso, ao longo dos anos Luiza lançou iniciativas como o “Só Amanhã” e a “Liquidação Fantástica”, que atraíam enormes volumes de pessoas com descontos que chegavam a até 70%. 

Um ano depois, em 2009, Luiza decidiu passar o bastão para Marcelo Silva, executivo de confiança da empresária que assumiria a Presidência do Conselho de Administração do Magazine Luiza. 

Pouco mais tarde, em 2016, após passar o comando da companhia para o filho Frederico - responsável pela área de tecnologia e criação da Lu do Magalu -, Luiza viu o crescimento disparar ainda mais, chegando a 35 mil colaboradores, mais de 1.000 lojas físicas espalhadas por 819 cidades de 21 estados diferentes ao redor do Brasil. 

Frederico é considerado como o grande incentivador de inovações e presença online da empresa, tanto que a Lu do Magalu tem um canal só para ela no YouTube.

Após a abertura de inúmeras lojas e a percepção de crescimento acelerado, a empresa decidiu abrir o capital, o que fez as ações da empresa se valorizarem mais de 5.000%, aumentando em dez vezes seu valor inicial. 

A figura de Luiza Trajano e o Marketing

Mulher, CEO e bilionária, Luiza Trajano conquistou e desenvolveu voz ativa sobre causas importantes. Uma das mais significativas é o intenso combate à violência contra a mulher,  iniciativa despertada após caso de feminicídio ocorrido com uma gerente de loja Magalu em 2017, o que motivou a criação do Grupo Mulheres do Brasil. Ainda sob o mesmo tema, o app da Magazine Luiza lançou , em 2019, um botão de denúncia de violência no próprio aplicativo. Já em 2020, divulgou um programa de trainees apenas para negros. 

Entre diversas notícias, opiniões e entrevistas, Luiza Trajano se posiciona sobre temas relevantes como a própria pandemia da COVID-19, conduzindo um plano para impulsionar a vacinação: o Unidos pela Vacina, além de facilitar e criar plataformas para auxiliar micro e pequenos empresários a manterem seus negócios abertos.   

Não há nada mais relevante e interessante para uma empresa do que o posicionamento de seus comandantes sobre temas sociais e políticos. E é isso que Luiza faz com maestria em suas redes sociais com a própria linguagem e ações. 

Lições de empreendedorismo de Luiza

  • Reclame menos, aja mais
  • O cliente é o mais importante
  • Atendimento e inovação são fundamentais
  • Você só cresce quando ouve o que não quer ouvir

 

Fontes

https://www.infomoney.com.br/perfil/luiza-helena-trajano/

http://automacaodevendas.com/quem-e-luiza-trajano/

https://www.euqueroinvestir.com/luiza-trajano-bilionaria/

https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/luiza-helena-trajano/

https://www.ibccoaching.com.br/portal/exemplo-de-lideranca/historia-sucesso-luiza-helena-trajano-magazine-luiza/

https://www.youtube.com/watch?v=bew5KzrV-7w

https://rockcontent.com/br/blog/luiza-helena-trajano/

https://forbes.com.br/forbes-money/2021/04/as-12-brasileiras-mais-ricas-do-mundo/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram