Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
24 de maio de 2021 - Por: Elias William

Quem é Marcel Telles?

Marcel Telles é protagonista de uma história inspiradora, forte e bem-sucedida. Hoje, é ex-CEO da Ambev e sócio de um dos fundos mais importantes do país: o Grupo 3G. Com fortuna avaliada em US$ 11,5 bilhões, Telles é um exemplo a ser seguido. 

Nascido no Rio de Janeiro, o jovem Marcel Telles praticava pesca submarina, cursou economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e iniciou carreira no mercado financeiro conferindo boletos durante as madrugadas. 

Em 1972, entrou na corretora Garantia, de Jorge Paulo Lemann, onde construiria o início de sua jornada de sucesso junto a outro amigo, Beto Sicupira. Começou como office boy, mas logo após foi transferido para área técnica. Por lá aprendeu o que precisava sobre operações simples, além de conseguir apresentar o talento que tinha para a coisa. 

Em menos de dois anos se tornou sócio da Garantia. Em 1989, chegou como diretor à Brahma, quando a corretora comprou a empresa. Cortou fundo de previdência, enxugou despesas de estacionamentos, restaurantes, funcionários exclusivos de diretores e até banheiros. Telles também demitiu 2.500 pessoas, além de estipular redução de despesas no valor de US$ 50 milhões na época. 

Orçamento Base Zero

Como características principais de seus trabalhos ao longo dos anos, Telles estipulou metas, cortou custos e apostou em ações efetivas para atingir resultados. Para controle de tais números, Telles adotou revisão anual de todas despesas da companhia e as medidas acima. O pacote completo foi batizado de ‘Orçamento Base Zero’, que mesmo sendo radical, trouxe prosperidade à Brahma, que em algum tempo comprou a Antarctica e criou a Ambev, em 1999, uma das maiores fabricantes de cerveja do mundo. 

3G Capital e os amigos

Junto a Lemann e Sicupira, Telles fundou a 3G, empresa que comprou redes de restaurantes como o Burger King, Tim Hortons e Popeyes, além da Heinz, em parceria com Warren Buffett. 

Durante a jornada junto aos amigos sob o objetivo de impulsionar a Ambev, fez a compra da belga produtora de cerveja Interbrew, originando a InBev, e a compra da Anheuser-Busch, responsável pela Budweiser, a cerveja mais vendida nos Estados Unidos. Tal negociação tornaria a AB InBev a maior empresa cervejeira do mundo. 

Com os amigos, Telles compartilhou o amor pela prática de pesca submarina, além da valorização de valores como a simplicidade, o desejo de evitar receber atenção e a desvalorização da hierarquia, desde que cada pessoa possuísse autonomia. 

De acordo com o próprio Marcel Telles, a sociedade funcionou porque cada um tinha características e habilidades distintas, mas a mesma crença em objetivos. Em trecho de entrevista para a Endeavor, Teles cita que “O maior segredo, talvez, tenha sido sempre ter tido muita coisa grande para fazer.”

Para resumir o desejo e a função de empreendedor, Telles reflete sobre o próprio trio formado junto a Lemann e Sicupira. “Quando o sonho é grande, há espaço para todo mundo. O mais importante é que sempre corremos atrás e sempre demos sorte de encontrar coisas grandes para nos manter ocupados e crescer. Cabeça vazia é o templo do diabo. Às vezes, você tem a tentação de estar fora da sociedade ou achar que dá para fazer coisas sozinho, e dá.”

Filantropia

Parte da vida de Sicupira e Lemann, a filantropia também foi adotada por Teles, que fundou a Ismart, organização responsável por encontrar jovens de 12 a 15 anos de escolas públicas para cursar os anos do Ensino Médio em colégios particulares e oferecer condições de desenvolvimento para talentos. 

Fontes

https://www.infomoney.com.br/perfil/marcel-herrmann-telles/

https://www.seudinheiro.com/2019/sem-categoria/marcel-telles-bilionario/

https://endeavor.org.br/historia-de-empreendedores/grandes-lideres/marcel-telles/

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/marcel-herrmann-telles/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram