Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
3 de junho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Oprah Winfrey?

Oprah Winfrey é uma das mulheres mais importantes da história. Responsável por quebrar paradigmas, superar assuntos difíceis e conquistar o mundo com seu talento, a bilionária norte-americana é a apresentadora de TV mais famosa dos Estados Unidos. 

Nascida na cidade de Kosciusko, no interior do Mississipi, a relação conturbada dos pais fez com que ela fosse criada pela avó materna, que a ensinou a ler logo cedo e incentivava a recitar textos bíblicos na Igreja. Quando criança, vestia roupas feitas de tecidos de sacos de batatas. 

Logo aos nove anos, passou pelo capítulo mais difícil de sua vida ao ser estuprada durante cinco anos por seu tio e primos. Mesmo com o trauma, Oprah falou publicamente sobre o assunto no ano de 1988, durante uma entrevista à amiga Barbara Walters. Desde então, a atitude de Oprah encorajou diversas mulheres a quebrarem o silêncio e se livrarem do medo de serem julgadas.

Devido à exposição ao sexo desde cedo, Oprah engravidou aos 14 anos, quando foi expulsa de casa e foi morar com o pai, que não aceitava a situação. O bebê faleceu logo após o parto, acontecimento que mudaria a vida dela para sempre. 

Em 1991, a apresentadora foi ao Senado prestar o depoimento que resultaria na criação da ‘Lei Oprah’, que desenvolveu uma base de dados com o nome dos condenados por abusar de menores. A Lei foi assinada pelo presidente Bill Clinton dois anos depois. 

Estudos e reconhecimento

A beleza, o carisma e o talento nato de Oprah renderam a ela a liderança na escola onde estudava, reconhecida com uma viagem à Casa Branca. Aos 17 venceu um curso de beleza e pensou em trabalhar na TV. O concurso a levou a uma rádio, onde teve a primeira chance de narrar notícias e a primeira oferta em um meio de comunicação. 

No início dos anos 70, o talento para os estudos e a capacidade de Oprah renderam a ela uma bolsa de estudos em comunicação. Se formou e, pouco depois, se mudou para Maryland ao ser convidada para apresentar o People Are Talking, o primeiro programa que comandaria durante os próximos oito anos. 

Em 1984, Oprah chegou ao cinema e concorreu ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme ‘A Cor Púrpura’. Em 2014, concorreu como produtora da obra ‘Selma’, que disputava o posto de Melhor Filme. 

The Oprah Winfrey Show

O ‘Oprah Winfrey Show’ surgiu em 1986 e se consolidou como um dos programas mais famosos da história dos Estados Unidos. Responsável por bater recordes de audiência ano após ano, a atração diária ficou no ar por 25 anos, sendo encerrada em 2011. 

Ao longo de sua existência, o programa foi indicado mais de 20 vezes ao Emmy, vencendo em mais de 10 oportunidades. Tamanho reconhecimento e credibilidade renderam à Oprah a tarefa de impulsionar a candidatura de Barack Obama, que viria a ser presidente dos Estados Unidos. 

Durante a existência do programa, Oprah entrevistou nomes como o do astro do Pop Michael Jackson, Barack e Michelle Obama, Lance Armstrong, Beyoncé, a Família Kardashian e até João de Deus. 

Com o fim do The Oprah Winfrey Show, a comunicadora lançou a própria emissora: a OWN - Oprah Winfrey Network. 

Fortuna e filantropia

Oprah Winfrey é uma das mulheres mais ricas do mundo, sendo a primeira mulher negra a alcançar as primeiras 25 posições do ranking norte-americano. O fato é absurdamente inspirador para as pessoas que, assim como ela, desejaram e lutaram para vencer. A fortuna de Oprah é avaliada em US$ 3 bilhões, quantia que rende a ela o posto de mulher negra mais rica do mundo. 

Com o passar dos anos, a comunicadora desenvolveu e aplicou seu dinheiro em uma série de iniciativas filantrópicas, como a construção de um colégio interno para meninas na África do Sul, a criação de uma ONG, além de doações individuais, como a que fez para as vítimas do furacão Katrina, em 2005. Ao longo dos anos, Oprah, que também é embaixadora global da ONG que auxilia crianças portadoras do vírus HIV, já doou mais de US$ 425 milhões. 

Para acompanhar Oprah atualmente, você pode ler os inúmeros livros de autoria dela e sobre ela, além dos programas The Oprah Conversation, Oprah’s Book Club e Oprah Talks COVID-19, disponíveis no streaming Apple TV+. Alguns títulos são:

  • As coisas que a vida me ensinou (Oprah Winfrey)
  • What Happened to you? (O que aconteceu com você? - Oprah Winfrey)
  • Food, Health and Happiness (Comida, Saúde e Felicidade - Oprah Winfrey)

 

Fontes

https://claudia.abril.com.br/famosos/oprah-winfrey-conheca-essa-surpreendente-historia-de-superacao/

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/oprah-winfrey/#:~:text=Oprah%20Gail%20Winfrey%20nasceu%20no,de%20um%20tio%20e%20primos.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42621269

https://www.dci.com.br/dci-mais/noticias/oprah-winfrey/33057/

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2018/03/oprah-winfrey-e-uma-gigante-na-vida-real-e-no-filme-uma-dobra-no-tempo.html

https://glamurama.uol.com.br/5-fatos-sobre-a-fortuna-de-oprah-a-apresentadora-bilionaria-que-poder-ser-a-proxima-presidente-dos-eua/

https://fabianascaranzi.com.br/6-licoes-sobre-dinheiro-que-voce-pode-aprender-com-oprah-winfrey/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram