Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
7 de junho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Paola Carosella?

Paola Carosella é uma chef de cozinha e empresária argentina. Descendente de uma família de imigrantes italianos que possuíam plantações e animais, Paola fez parte do time de jurados do MasterChef Brasil de 2014 a 2020 e hoje é um sucesso nas redes sociais. 

Neta de pescador, Paola cresceu em meia a uma horta, animais como rãs, peixes, porcos e codornas. Após a limpeza necessária, todos iam para a panela. Assistindo às mulheres da família plantando, colhendo e fazendo a manutenção da horta, Paola desenvolveu o gosto por observar e entender os processos na cozinha. Tamanho contato só poderia resultar em uma coisa: o amor pela cozinha. 

A jovem precisava terminar a escola para seguir os sonhos e foi o que fez. Finalizou o colegial em 1992 e decidiu trabalhar e cozinhar pela cidade de Buenos Aires. Passou por restaurantes de cozinheiros renomados da capital argentina como Paul Azema e Francis Mallmann, além de viajar para Paris, onde trabalhou em restaurantes como o Grand Vefour, Le Celadon e Le Bristol. 

Decidida a aprender tudo que pudesse ao redor do mundo, Paola ainda passaria pelo Zuni Café, localizado na Califórnia, no Los Negros (Uruguai), no Patagonia Sur (Buenos Aires), além de uma experiência no Patagonia West em Nova Iorque.

Restaurantes

Incontáveis experiências, lugares e pessoas e receitas renderam à chef uma posição de extrema capacidade e competência para lidar com desafios e assumir grandes desafios. Em 2001 chegou a São Paulo e abriu o Figueira Rubaiyat, com o objetivo de dirigir a cozinha.

Em 2003, abriu o Julia Cocina, restaurante que tinha uma novidade: a cozinha aberta para o salão e o desafio de praticamente um cardápio novo a cada dia, rendendo à chef diversos prêmios. 

Já no ano de 2008, Paola Carosella inaugurou o seu restaurante mais famoso, o Arturito, focado em cozinha mediterrânea e na utilização de ingredientes de qualidade com receitas remetendo às origens da renomada chef. 

Seis anos depois, em 2014, abriu o La Guapa Empanadas Artesanais e Café, que serve aos clientes um dos mais tradicionais pratos da cozinha argentina, além dos clássicos doces. 

Paola Carosella e o MasterChef

Dona de bordões e um perfil exigente, Paola integrou o time do MasterChef Brasil ao lado de Erick Jacquin e Henrique Fogaça por 6 anos, de 2014 a 2020. Durante os anos de trajetória, construiu imagem forte e adquiriu ainda mais credibilidade ao ensinar, direcionar e puxar a orelha de dezenas de pessoas durante a produção do programa. 

É interessante observar que todos os tópicos ressaltados pela chef aos ‘alunos’ ao long dos anos fazem parte de sua trajetória profissional, como os citados em seu próprio site: 

  • A crença em ingredientes frescos, de boa procedência, simples e nobres
  • Trato dos ingredientes por mãos suaves, delicadas e firmes
  • Respeito pelo cliente, colega, pelo fogo, pelo lixeiro, pela natureza
  • Constância sem reclamar
  • Paciência para saber esperar, as coisas na cozinha demoram, mas como na vida, tudo tem seu tempo
  • Coerência e respeito às raízes
  • Humildade para deixar o prato falar
  • Desejo por fazer as coisas

 

Redes sociais

O carisma, o conhecimento e a vontade de ensinar faz com que todos queiram aprender com Paola, tanto é que a chef é um verdadeiro sucesso nas redes sociais. No Instagram são 4,5 milhões de seguidores, além de mais de 1 milhão de inscritos no YouTube, onde a chef presenteia o público com diversas receitas. 

Empreendedorismo

Exemplo de empreendedorismo e de líder, a chef Paola Carosella quase viu o Arturito falir, mesmo sendo dividido entre sete sócios. Para solucionar os problemas e resolver de vez as dores de cabeça, Paola fez um empréstimo de R$ 2 milhões no banco e se tornou a única proprietária do espaço, com o objetivo de fazer tudo do jeito dela. 

Com o passar do tempo, as dívidas foram quitadas e o restaurante se reergueu, sob o custo de Paola praticamente abandonar a cozinha, algo que ela decidiu após certo tempo retomar todas às sextas-feiras, ato que deu origem ao livro ‘Todas as sextas’, com uma série de receitas criadas no período. 

À época de sua entrada no Brasil, Paola precisou vender todos os bens que tinha na Argentina e somar à herança deixada pela mãe para conseguir um visto de investidor para abrir um negócio no Brasil. Felizmente, deu tudo certo. 

 

Fontes

https://www.purepeople.com.br/famosos/paola-carosella_p3826

http://www.paolacarosella.com.br/about

https://buzzfeed.com.br/post/58-coisas-que-voce-talvez-nao-saiba-sobre-paola-carosella

https://caras.uol.com.br/amp-stories/paola-carosella-saiba-detalhes-da-trajetoria-de-vida-da-chef/

https://vejasp.abril.com.br/blog/arnaldo-lorencato/capa-paola-carosella-masterchef-redes-sociais/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram