Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
16 de julho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Philip Kotler?

Philip Kotler é o maior especialista do mundo em Marketing. Autor de inúmeras obras e criador de diversos conceitos de comunicação, o norte-americano de 90 anos foi o responsável por definir uma série de passos para que uma empresa ou figura pública tenha sucesso principalmente no mundo digital. 

Com o surgimento das redes sociais e a participação cada vez mais ativa das pessoas na vida das marcas e empresas, Kotler considera que para ter uma companhia de sucesso é primordial inovar, segmentar os clientes, planejar e medir as ações feitas. 

Ao tornar os clientes parte do seu negócio, planejar e valorizar o Marketing, Kotler afirma que é possível tornar sua marca especial aos olhos das pessoas. O público geralmente busca conforto, informação e qualidade, conceitos que devem sempre estar acompanhados por uma forte presença no mundo digital. 

Kotler sempre foi uma pessoa acima da média. Considerado pela Financial Times como o quarto mestre mais relevante de negócios do mundo, foi também apontado como o sexto pensador mais influente do mundo pelo The Wall Street Journal. 

As premiações são como fruto de tudo que plantou ao longo da vida. Adquiriu o título de Mestre pela Universidade de Chicago e o PhD em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). 

Já na Universidade de Harvard, cursou pós-doutorado em matemática, enquanto na Universidade de Chicago fez outro pós-doutorado, mas em ciências comportamentais. Em 1962, com os conceitos de Marketing ainda engatinhando, iniciou a vida como professor da Kellog School of Management. 

Pai do Marketing

O ano de 1967 mudou para sempre o mundo da comunicação, com o lançamento do livro Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle, considerado por especialistas e estudiosos como a bíblia do Marketing até hoje. 

De lá para cá, o Marketing mudou completamente. Com a atuação de Kotler, passou-se a valorizar muito mais os conceitos relacionados à experiência e satisfação dos clientes. Para ele, o Marketing é um processo ligado diretamente ao desejo e necessidades das pessoas, que normalmente buscam produtos e/ou serviços. 

Ao longo da vida, Kotler já foi procurado por empresas como Motorola, IBM e Michelin para prestar consultoria. Em todas elas, desenvolveu trabalhos relevantes explorando os pontos fortes de cada uma, adotando estratégias relacionadas ao conhecimento profundo sobre os clientes, seus hábitos e necessidades. 

Experiência

A trajetória de Kotler já dura cerca de seis décadas, o que não o impede de ensinar as pessoas sobre os melhores passos a seguir.  

Autor de mais de 50 obras, dentre as quais podemos destacar a intitulada ‘Marketing 4.0’, Kotler estipulou que o Marketing vai do 1.0 ao 4.0 (seguindo suas obras), sendo necessário passar por todas etapas até chegar à mais avançada, que proporciona a relação entre empresas, pessoas e a internet como ferramenta de transformação. 

Para que empresas impactem a vida das pessoas, é fundamental que sigam o funil de vendas. Do primeiro contato à venda, existem inúmeras etapas e estratégias que podem ser adotadas. 

Basicamente, o Marketing Digital e o Funil de Vendas se relacionam quanto à produção de conteúdo, até chegar o momento em que os clientes enxergam valor e decidem que terão a vida transformada por determinado produto ou serviço a ser adquirido. 

Novos consumidores

A evolução da tecnologia e a mudança dos hábitos de consumo transformaram a vida das pessoas. Se antes era necessário visitar uma loja para comprar um tênis, hoje o item está literalmente a um clique de distância do consumidor. 

Pensando nisso, Kotler estipulou que lojas físicas não podem ficar amarradas ao que conhecíamos há alguns anos como atendimento. É preciso oferecer uma experiência diferenciada ao cliente, seja por meio da apresentação do produto ou algo a mais que o estabelecimento possa oferecer. 

Para manter sua empresa em um bom nível em relação à concorrência, é fundamental pensar no design dos produtos, na usabilidade e na melhor forma de vender. 

Um recurso que pode facilitar a vida de lojas e marcas é o storytelling, que usa histórias para falar sobre produtos e empresas. Ao utilizar a técnica, é possível trazer o cliente para perto da empresa por meio de uma série de estratégias, como a utilização de empatia, escassez, situação-problema, entre outras.  

 

Fontes

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/philip-kotler/#:~:text=Philip%20Kotler%20%C3%A9%20um%20estudioso,direta%20em%20assuntos%20como%20endomarketing.

https://rockcontent.com/br/blog/philip-kotler/

https://neilpatel.com/br/blog/philip-kotler/

https://www.idealmarketing.com.br/blog/philip-kotler/

https://hsmuniversity.com.br/project/philip-kotler/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram