Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
1 de junho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Robinson Shiba?

O empreendedor Robinson Shiba, fundador do China in Box e Gendai, é uma das figuras mais relevantes dos negócios em solo brasileiro. Dono de uma história de prosperidade e sucesso, atualmente ele se recupera de um acidente de moto sofrido em 2019, que o fez ficar em coma até março de 2021. Felizmente, Shiba se recupera com diversas terapias e, como uma forma de homenagear a linda trajetória dele, decidimos escrever esse post.  

Shiba nasceu no Paraná, mas ainda criança se mudou para São Paulo. Teve o primeiro contato com o empreendedorismo ao lidar com o comércio de material de construção dos avós. A família de Robinson morava nos fundos da loja na época.  

Seguiu os passos do pai, ao cursar odontologia, profissão que exerceu por certo tempo junto à ajuda que dava na loja de materiais de construção. Tudo isso antes de abrir o próprio negócio.

A viagem

Junto aos colegas de graduação, Shiba decidiu ir aos Estados Unidos para estudar inglês, no ano de 1986, mas foi assaltado logo ao chegar, perdendo todo o dinheiro. A solução foi procurar um emprego e, ao encontrar a oportunidade de lavar pratos em cozinhas de restaurantes, teve seu primeiro contato com o ecossistema da comida em caixinha, que seria seu grande trunfo. 

Ainda em solo norte-americano, foi entregador de pizza e de alimentos, mas logo voltaria ao Brasil com diversas ideias, pontos negativos e positivos que poderiam ser aprimorados e aplicados à realidade brasileira. 

China in Box

Motivado pelas descobertas, no mesmo ano Shiba iniciou uma pesquisa sobre o desenvolvimento do Fast Food no Brasil, que resultaria na primeira unidade do China in Box, em São Paulo, no ano de 1992. 

O começo foi puxado para Shiba e sua família que, para ajudar, vendeu um apartamento e decidiu apostar todas as fichas no jovem promissor. Como grande diferencial, o empreendedor apostou em manter a cozinha aberta para a visualização do público e em campanhas que demonstrassem a limpeza e qualidade do estabelecimento, quebrando paradigmas. Tais medidas impulsionaram o negócio que em 1995 já possuía mais de 50 franquias. 

O crescimento constante e acelerado, aliado à vontade de Robinson Shiba de expandir os horizontes, motivou a criação da Gendai, rede de restaurantes de comida japonesa. Ao longo dos anos, a expansão chegou a números impressionantes, somando mais de 150 lojas China in Box e mais de 50 Gendai ao redor do Brasil. 

Somadas, as duas marcas vendem mais de 6,5 milhões de pratos por ano e a China in Box é considerada a maior rede de fast-food de comida chinesa da América Latina. Para controlar os negócios, Shiba criou o grupo TrendFoods, que teria uma parte vendida a um grupo de investimentos norte-americano em 2012. 

Popularidade

Robinson Shiba se tornou ainda mais popular ao longo dos anos por participar do programa ‘Shark Tank Brasil’, fazendo parte do time de tubarões do programa transmitido pela Sony, que tem como principal objetivo selecionar negócios promissores para investir. Junto a Shiba, participaram nomes como Caito Maia, da Chilli Beans, João Apolinário, da Polishop, e a investidora-anjo Camila Farani. 

Tamanho reconhecimento rendeu a Shiba uma posição de destaque para ser ouvido por outros empreendedores. Pensando nisso, resolvemos citar algumas das principais lições de Robinson, que são: 

  • Uma grande ideia precisa de esforço para ser executada
  • Crie uma rede de networking e trabalhe com pessoas que te ajudem a chegar ao sucesso
  • Delegue tarefas e confie nas pessoas da sua equipe
  • Comemore suas vitórias, mesmo que sejam modestas

A primeira aparição

Recentemente, Robinson Shiba postou em seu Instagram uma foto em uma cadeira de rodas, condição causada pelo acidente que sofreu em 2019. 

Foi a primeira vez que Shiba apareceu publicamente, o que rendeu uma série de comentários e notícias desejando a melhoria do empreendedor. Desde março de 2021 ele realiza uma série de tratamentos físicos e cognitivos para a recuperação das condições causadas pelo acidente e o consequente estado de coma do qual saiu recentemente. 

 

Fontes

https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-historia-de-superacao-de-robinson-shiba-o-criador-da-china-in-box/

https://presleyson.com.br/2019/06/16/robinson-shiba-china-in-box/

https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/acredite-em-voce-sempre-day1-robinson-shiba/

https://franquiachinainbox.com.br/historia/

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/robinson-shiba/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram