Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
23 de junho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Rodrigo Azevedo?

O carioca Rodrigo Azevedo foi o grande responsável pela criação da maior comunidade jornalística do mundo, o portal Comunique-se. Com mais de 70 mil membros, o local serve como ponto de encontro para discutir notícias, além dos problemas e soluções da sociedade.

Antes de criar a primeira empresa 100% online de comunicação corporativa do Brasil, que tem como uma de suas funções ligar empresas a profissionais capacitados e talentosos, Azevedo teve uma jornada de muito trabalho. 

Durante a infância e juventude precisou lidar com o fechamento do negócio do pai, quando viu as condições da família terem uma queda significativa. Para tentar ajudar, logo aos 12 anos percebeu que a horta da escola onde estudava precisava de algo para ser utilizado como fertilizante. Assim, decidiu vender esterco de cavalo aos professores.

Início de carreira

Rodrigo Azevedo chegou em 1990 à redação do Jornal do Brasil para atuar como analista de sistemas, onde pôde aprender como a rotina funcionava e perceber detalhes para melhorar a vida dos profissionais da comunicação.  

Com o tempo, Azevedo notou que era possível criar um espaço para reunir jornalistas em um só lugar e permitir que a comunidade fosse unida por um serviço de informações de qualidade. 

Comunique-se

O rico banco de dados com informações de formadores de opiniões somado a ferramentas de comunicação pensadas para grandes empresas, deu origem ao Portal Comunique-se, em 2001. 

A alta qualidade e a possibilidade de audiência qualificada deram à ferramenta um lugar de destaque no mercado da comunicação. O Comunique-se foi responsável por desenvolver seus próprios produtos, como: as salas de imprensa, distribuição de release, coletivas online e até um mailing extenso da imprensa, criações fundamentais para atrair cada vez mais o interesse de profissionais da comunicação. 

Ao longo dos anos, a comunidade acumula a presença de mais de 70 mil jornalistas interessados em adquirir novos conhecimentos e serviços. Tamanha credibilidade e importância para o mercado motivou a criação da premiação mais importante da comunicação nacional: o Prêmio Comunique-se. 

Prêmio Comunique-se

O Prêmio Comunique-se nasceu em 2003 para reconhecer talentos e premiar profissionais de excelência. Conhecido como o ‘Oscar do Jornalismo Brasileiro’, o evento se tornou cada vez maior ao longo dos anos, tendo como principal objetivo promover a boa comunicação, assim como ressaltar a relevância do jornalismo de qualidade para inspirar as gerações futuras. 

Com a relevância adquirida ao longo dos anos, o Prêmio Comunique-se reconheceu o talento de inúmeros jornalistas. O maior vencedor do prêmio é Ricardo Boechat, falecido em 2019, mas a lista de profissionais tem nomes extremamente importantes, como: Sandra Annenberg, José Simão, Mônica Bergamo, Mauro Beting, Milton Neves, William Waack, entre outros. 

Crescimento

A trajetória de Rodrigo Azevedo e do Portal Comunique-se é inspiradora pela evolução que pôde ser notada ao longo dos anos. A empresa já venceu o Prêmio de Empreendedor do Ano, em 2008, o mesmo em que lançou a RIWeb, empresa desenvolvida para atuar na relação com investidores. 

Pouco depois, em 2010, teve o modelo de gestão premiado. Em 2011, o Comunique-se foi reconhecido como a melhor empresa para trabalhar (Great Place to Work). No ano de 2014, motivado pelo crescimento evidente, Azevedo comprou a plataforma de divulgação de notícias DINO.

Em 2017, a companhia de comunicação criou a plataforma de marketing de influência Influency.me e, no ano seguinte, lançou o prêmio Influency.me. Recentemente, em 2020, a empresa lançou ao público o Comunique-se 360, uma nova ferramenta de comunicação e marketing do Grupo Comunique-se. 

 

Fontes

https://endeavor.org.br/empreendedor/rodrigo-azevedo/

https://www.comunique-se.com.br/historia/

https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/sonhogrande-rodrigo-azevedo/

https://www.meioemensagem.com.br/home/colaborador/rodrigo-azevedo

https://portal.comunique-se.com.br/18-anos-a-servico-dos-amigos-da-comunicacao/

https://www.agendaa.com.br/negocios/gente-e-gesto/6076/2016/12/12/o-que-o-profissional-de-comunicaco-deve-saber-em-meio-a-crise-de-veiculos-e-agencias

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram