Rony Meisler é cofundador e CEO da Reserva, uma das mais conhecidas marcas de moda do Brasil. Natural do Rio de Janeiro, o jovem iniciou a carreira empreendedora aos 12 anos, com uma banca de venda de livros e gibi. Aos 19, lançou um site focado na troca de produtos entre consumidores. Mas foi aos 24 anos que sua vida mudaria após ver alguns rapazes usando todos a mesma bermuda.
Despretensiosamente se uniu ao amigo Fernando Sigal, com quem desenhou uma bermuda de praia com uma foto em 360 graus da praia de Ipanema. Com uma ideia simples e direta como essa, no ano de 2006, nascia a Reserva.
Com criatividade, ousadia e muito trabalho a marca cresceu de uma loja de 30 metros quadrados para se tornar uma empresa premiada e reconhecida mundialmente.
A Reserva
Com o espírito livre, descontraído e ousado do típico carioca, a marca - que é judaica -, cresceu com o ideal de vender estilo de vida, e não roupas. Ao longo da trajetória, fez muito marketing, posicionamento e testou a aceitação de peças que variaram das mais simples às mais complexas. Atraiu figuras como o apresentador Luciano Huck, que se tornou sócio e figura utilizada constantemente nas peças publicitárias da marca.
A preocupação constante de Rony em utilizar a credibilidade para transformar as pessoas motivou a Reserva, ao longo dos anos, a lançar campanhas com base em temas sociais, como: preconceito, inclusão, fome, desigualdade e racismo.
O sucesso da Reserva é traduzido por números: mais de 2 mil funcionários, 78 lojas próprias, 32 franquias e 1.500 multimarcas, além do lançamento de marcas como a Reserva Mini, a feminina Eva, a masculina Oficina e a consciente Ahlma.cc. Em 2019, o Grupo Reserva faturou R$ 400 milhões.
Em 2020, a gigante Arezzo firmou acordo de sociedade com a Reserva, em uma negociação de R$715 milhões.
Aprendizado
Como sabemos, nem tudo na vida sai como esperado. Em uma campanha de Carnaval, a equipe subiu ao site por engano uma foto de criança vestindo uma peça adulta, o que gerou inúmeras críticas na época. A camiseta fazia parte de parceria com Luciano Huck, a Use Huck, que disponibilizava cerca de 300 estampas por mês e fixava artes no site em camisetas lisas conforme as vendas.
O projeto foi descontinuado, mas gerou uma nova oportunidade: a criação de um espaço na empresa para marcas de conteúdo que desejam produzir camisetas utilizando as peças lisas da Reserva.
Função social e reconhecimento
Como desejo do empreendedor de ajudar a sociedade e fazer a diferença, surgiram projetos como o Reserva Rebeldes com Causa e o 1P5P, projeto social que viabilizou a doação de mais de 8 milhões de refeições.
O êxito nas ações renderam a Rony Meisler o prêmio Gentleman of the Year, oferecido pela instituição Fashion 4 Development, além de ser considerado o brasileiro do ano na Retail’s Big Show, evento do mercado de varejo mundial.
Exemplo de empreendedor
Atualmente Rony é palestrante, mentor e mantém em seu Instagram diversas dicas de empreendedorismo, negócios, vida e tecnologia, além de presidir o movimento Capitalismo Consciente no Brasil, fazer parte do Instituto para Desenvolvimento do Varejo e do Conselho Consultivo da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.
Rony Meisler é autor do livro "Rebeldes Têm Asas", onde conta a história de sucesso da marca que revolucionou práticas do mercado da moda e oferece uma série de dicas para quem deseja transformar sonhos em negócios. Alguns dos principais pontos encontrados na obra são:
Fontes
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/arezzo-reserva-mantem-dinheiro/
https://www.dmtpalestras.com.br/palestrante/rony-meisler/
https://www.instagram.com/rony/?hl=pt-br
https://exame.com/casual/rony-meisler-o-marrento-que-vendeu-o-estilo-de-vida-do-rj-para-a-arezzo/
http://revista.usereserva.com/author/rony-meisler/
https://online.pucrs.br/professores/rony-meisler
https://sextante.com.br/autores/rony-meisler/
https://www.startse.com/noticia/empreendedores/rony-meisler-acertos-erros-reserva