Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
10 de maio de 2021 - Por: Elias William

Quem é Salt Bae?

O chef turco Salt Bae (Nusret Gökçe) é um dos casos mais famosos de viralização de conteúdo nas redes sociais nos últimos anos. Responsável por atender celebridades do mundo todo, gerenciar restaurantes e ainda aparecer na mídia com seus gestos teatrais e chamativos, Bae nem sempre foi cercado por luxo e famosos. 

De origem humilde, Salt Bae nasceu na Turquia em 1983 e teve infância e juventude marcadas pela pobreza. Filho de um mineiro de carvão, o jovem Nusret percebeu que teria de trabalhar para ajudar a família e parar de estudar na escola primária. 

Como em uma jornada de filmes de herói, o rapaz teria a vida modificada por algo que não escolheu. Devido à necessidade, aos 14 anos ele foi chamado para trabalhar como aprendiz de açougueiro. Por lá, Nusret aprenderia alguns dos cortes que mudariam seu destino e o renderiam aos seus restaurantes o valor de mercado de mais de 1 bilhão de dólares.

https://www.instagram.com/p/CNZGh2UhEv3/

Mudança de vida

Atualmente ao falar de Salt Bae logo temos em mente as imagens dele com jogadores de futebol, atores e atrizes de Hollywood e todo um cenário internacional. Uma feliz coincidência fez com que uma viagem para a Argentina mudasse a vida dele completamente. 

Na terra de Maradona, a quem ele atenderia anos depois, Nusret aprendeu a técnica de corte de carnes que o tornou mundialmente conhecido. Aos 27 anos de idade, em 2010, decidiu pegar todas as economias e dar um grande passo: abrir o primeiro restaurante na cidade de Istambul, na Turquia.

O financiamento para o futuro e as celebridades

Entre temperos, cortes de carne, carisma e muita vontade de atingir o sucesso, Nusret despertou a curiosidade de Ferit Sahenk, um bilionário turco investidor de restaurantes, hotéis e finanças. 

Em 2012, a parceria entre os dois teve início e hoje a rede de restaurantes Nusr-Et Steakhouse conta com unidades em Dubai, Abu Dhabi, Doha, Miami, Nova York e Londres, entre outras cidades. 

O bife de ouro

O luxo e toda ostentação vividos por Nusret foram transformados em um prato: o bife de ouro. Também conhecido como Príncipe do Sal, o chef lançou o corte em seu restaurante em Nova York. 

Feito com folhas de ouro 24 quilates, o prato divide opiniões entre críticos e consumidores famosos. Oferecido aos clientes pelo preço médio de R$ 5 mil, há quem diga que vale a pena. Sem dúvidas, deve ser uma experiência diferente. 

A fama

Nusret teve a vida completamente transformada em 2017 devido a um vídeo publicado nas redes sociais. Com todo o carisma do mundo e técnicas teatrais eficientes, Salt Bae aparece cortando a carne e salgando as fatias com sal. 

Mesmo com a pressão do investimento, o chef Nusret conseguiu desenvolver todo seu talento e carisma na frente de celebridades como Lionel Messi, Maradona, Andrea Bocelli, Drake, Maluma, Leonardo DiCaprio, Beyoncé, David Beckham, entre outros. 

Em uma polêmica vivida no ano de 2018, Nusret aparecia servindo o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o vídeo foi postado nas redes sociais, mas apagado pouco tempo depois. 

De lá para cá, entre polêmicas e sucesso, Salt Bae acumula mais de 34 milhões de seguidores no Instagram e mais de mil fotos tiradas por dia com admiradores. Há muito o que aprender com o Salt Bae, principalmente quando falamos de imagem e posicionamento nas redes sociais.  

https://www.instagram.com/p/BQAsfCYDPNk/?utm_source=ig_embed

 

Fontes

 

https://exame.com/negocios/vida-dura-fora-do-instagram-salt-bae-o-chef-celebridade-renegocia-dividas/

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/18/quem-e-salt-bae-o-chef-turco-que-serviu-maduro-em-restaurante-de-luxo-de-istambul.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram