Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
2 de junho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Silvio Santos?

A risada inconfundível, os bordões e o carisma de Silvio Santos o colocam como uma das figuras brasileiras mais emblemáticas, importantes e encorajadoras de todos os tempos. Seja ao falar de empreendedorismo, imprensa ou até sobre a relação com diversas outras figuras da mídia, o fato é que ele é inconfundível. 

Protagonista de uma trajetória intensa, Silvio Santos - originalmente Senor Abravanel -, nasceu no Rio de Janeiro, onde teve a juventude marcada por idas às sessões de cinema na Cinelândia. Curioso, intenso e engenhoso, Silvio despertou o espírito empreendedor dentro de si logo cedo, na adolescência. 

Sonho de menino

Silvio desejava ajudar a família e em certo dia, notou que um homem vendia capinhas de plástico para guardar título de eleitor. O ano era 1946 e ele percebeu que haveria o aumento pela procura do item, já que a eleição estava chegando, quando decidiu vender porta-títulos e canetas pelas ruas do Rio de Janeiro, se tornando camelô.

Aos 18 anos serviu ao exército e, aos domingos, trabalhava sem receber como locutor de uma rádio.Quando deixou o serviço militar, foi convidado a trabalhar em uma estação de rádio em Niterói. Durante as viagens entre o Rio e Niterói, anunciava produtos em um alto-falante. 

Chegada a São Paulo e o Baú

No auge de sua juventude, Silvio chegou à capital paulista aos 20 anos para tentar a sorte. Se formou em contabilidade, mas o rádio o conquistou novamente e foi ser locutor na Rádio Nacional de São Paulo. 

De repente, o ano de 1958 mudaria sua vida completamente. O amigo radialista Manoel de Nóbrega tinha problemas para gerenciar o Baú da Felicidade, quando pediu a ajuda de Silvio. Após mudanças aplicadas por Santos, tudo mudaria para melhor e o Baú seria o primeiro passo para formar futuramente o Grupo Silvio Santos. 

O início na televisão

Desenvolto, criativo e carismático, Silvio estreou na TV Paulista (que viria a ser a Globo) em 1961, com o programa ‘Vamos Brincar de Forca’, que se tornaria futuramente o Programa Silvio Santos. Junto às possibilidades do Baú, Silvio passou a distribuir produtos que variavam de brinquedos a carros e casas. Criaria ainda a Agência Publicidade Silvio Santos e a Baú Financeira, que seria mais conhecida como Banco PanAmericano no futuro. 

O SBT

O pleno desenvolvimento e o reconhecimento vieram: diversos Troféus Imprensa ao longo dos anos. Silvio ficou na TV Globo por mais alguns anos, até começar a perder espaço. Foi quando decidiu obter a concessão e as ações de emissoras, mas sem êxito. 

Apesar das negativas, em 1975, Silvio venceu a concorrência para o Canal 11, do Rio de Janeiro, a TVS. Desta forma, nascia o que viria a ser o SBT, com a primeira transmissão feita em maio de 1976. No mesmo ano, Silvio conseguiu comprar 50% das ações da Record, chegando a apresentar o próprio programa nas TVs Tupi, Record e TVS. 

Em 1981, o presidente João Figueiredo anunciaria que Silvio havia vencido a concessão de quatro canais, que finalmente viriam a formar o SBT. A primeira transmissão do SBT, de fato com o nome que conhecemos hoje, ocorreu em agosto de 1981. 

Um pouco mais sobre Silvio Santos

Entre gargalhadas, invenções e o sucesso, Silvio também passou por uma série de dificuldades ao longo dos anos, abaixo citamos algumas delas: 

  • Silvio acumulou ao longo de sua vida, patrimônio de mais de R$ 1,9 bilhão
  • Silvio perdeu a primeira esposa, Cida, aos 39 anos, vítima de um câncer no aparelho digestivo
  • Esteve envolvido em polêmicas com supostos filhos
  • A dificuldade em circular e ter paz no Brasil motivou Silvio a comprar uma casa em Miami
  • Silvio sofre de uma alergia grave a perfumes
  • Em 1987 teve um problema nas cordas vocais e teve de se ausentar da TV
  • Silvio quase foi candidato à Prefeitura de São Paulo, mas desistiu
  • Foi convidado a concorrer à Presidência e lançou a campanha, mas foi impedido por irregularidades
  • Arrecadou milhões de reais no Teleton, que auxiliava crianças com deficiência
  • Alavancou a carreira de diversas pessoas, como a do cabeleireiro Jassa

Ao longo de sua trajetória, Silvio Santos criou, comandou e descobriu uma série de novos negócios e iniciativas, como a criação da empresa de Cosméticos Jequiti, assim como o hotel Sofitel Jequitimar, por exemplo. 

O criador do SBT formou parceria de sucesso com grandes nomes da comunicação como o da apresentadora Hebe Camargo, por exemplo, além de descobrir talentos como a jovem Maísa e manter relação estreita com a família e as seis filhas. 

Fato é que, se fôssemos falar de tudo que Silvio fez e conquistou, certamente escreveríamos um livro, assim como os inúmeros que já existem no mercado. 

 

Fontes

https://revistaquem.globo.com/famoso/silvio-santos/

https://www.terra.com.br/economia/vida-de-empresario/de-camelo-a-bilionario-conheca-trajetoria-de-silvio-santos,f79e6b9dcf37a410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

https://presleyson.com.br/2020/07/20/silvio-santos-de-camelo-a-um-dos-empresarios-de-maior-sucesso-do-brasil/

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/silvio-santos/

https://exame.com/negocios/45-fatos-sobre-silvio-santos-o-camelo-que-virou-bilionario/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram