Aprenderdorismo

Empreender é uma arte
7 de junho de 2021 - Por: Elias William

Quem é Sônia Hess?

Reconhecida no mercado da moda, a marca masculina e mais recente feminina também, Dudalina se tornou referência por conta da alta qualidade dos tecidos e estilo diferenciado. 

Conforme mostrou na estreia na moda feminina com o slogan “para mulheres que decidem”, elas marcaram grande presença à frente da empresa. Comandada por Sônia Hess mesmo com 11 irmãos homens, a Dudalina foi fundada em 1957 pelos seus pais seu Duda e dona Adelina, ela quem mantinha o controle de todas as operações. 

Até então, a Dudalina não passava de uma loja que vendia diversos itens. Foi no mesmo ano de sua inauguração que, ao cometer um erro na quantidade de tecido comprado, a família percebeu o enorme potencial para os negócios de alta costura. 

Com muitos tecidos de sobra, Sônia junto com seus familiares passaram a confeccionar camisas masculinas para contornar o prejuízo. Porém, o resultado foi diferente do esperado, a procura pelos itens foi muito elevada, o que fez com o que o casal tivesse que contratar mais costureiras e abrir novas lojas. 

A sexta filha

Irmã de mais 15, Sônia Hess, mostrou interesse pelos negócios da família desde muito nova, mas para assumir um lugar de reconhecimento na empresa teve que vencer barreiras.

Aos 13 anos, quando se mudou para Blumenau, foi estudar em um colégio de elite da cidade e sofreu com apelidos pejorativos colocados por outros estudantes como “colona”. Naquela ocasião isso foi algo que a machucou muito, por isso naquele momento decidiu não ligar mais para esses comentários e lutar para ser diferente. Foi então que Sônia entrou para a equipe de trabalho da loja administrada pela mãe, dona Adelina em Balneário Camboriú (SC).

Tempos mais tarde, seu irmão mais velho em viagem para a Espanha comprou uma nova tecnologia de confecção têxtil e pediu a ajuda de um dos irmãos para que aprendessem na Espanha como utilizá-la. O nome de Sônia nunca foi uma opção, mas ela se colocou à disposição para cumprir a missão, mesmo sem falar nada de espanhol e nunca ter mexido com o maquinário. 

Superado o desafio, Sônia voltou da Espanha em 1969, mais forte e com muito mais experiência para reabrir a fábrica da Dudalina em Luís Alves, em 1975. Porém, aos 21 anos, após treinar todas as costureiras, sentiu que precisava buscar algo novo, passou um ano sendo instrutora chefe de uma equipe de costureiras em uma empresa têxtil de Montes Claros (MG). Passou um ano na cidade e depois se mudou para Belo Horizonte para trabalhar na área comercial, onde permaneceu por dois anos.

Em 1983 se mudou para São Paulo mesmo desempregada e sem conhecidos na cidade. Foi então que seus irmãos deram a ideia de montar uma estrutura comercial da Dudalina na metrópole e assim foi feito. A partir deste momento, a empresa começou a desenvolver habilidades para o marketing, desenvolvimento de produto, matéria-prima e outros setores estratégicos.

Presidência

Após a saída de seu irmão Armando Hess da presidência no final de 2002 para assumir uma das secretarias do Governo de Santa Catarina, Sônia foi indicada pelo conselho para ser a presidente da Dudalina. Foi então que ela relatou que entendeu o verdadeiro significado de correr riscos nos negócios. 

Em 2010, com a saída de um dos irmãos da diretoria, se sentiu mais livre para ser empreendedora de verdade. Sônia foi encorajada para arriscar em novos ramos como uma empresa de moda essencialmente masculina lançar camisas femininas também. 

Apesar da ideia não ser muito apoiada no começo e ter ouvido muitas opiniões contrárias dos acionistas da empresa, enfrentou e defendeu uma nova estratégia. Sônia tinha como ideia transformar o escritório em São Paulo em uma loja para que os clientes sentissem a magia que a Dudalina poderia oferecer e assim, o estabelecimento se tornou modelo para os demais.  

Através das operações para o público feminino, a Dudalina teve um crescimento de mais de 30% até 2009. Foi então que um grupo americano comprou a empresa em 2013 e manteve Sônia como presidente até 2015. Segundo ela, estudar o mercado para entender o comportamento dos clientes e dos concorrentes foi fundamental para o sucesso da Dudalina. 

 

Fontes

https://empreendedor.com.br/perfil/sonia-hess/

https://presleyson.com.br/2020/05/17/como-sonia-hess-da-dudalina-triplicou-o-faturamento-do-negocio-da-familia/

https://www.suno.com.br/tudo-sobre/sonia-hess/

https://blog.abcontent.com.br/experiencia/quem-e-sonia-hess-conheca-a-historia-da-dudalina/

https://www.luizabomeny.com.br/site/istitutomarangoni/Blog/conheca-a-historia-de-sonia-hess-que-transformou-a-empresa-da-familia-na-principal-camisaria-da-america-latina/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram