Engenhoso, promissor e curioso, Steve Wozniak é cofundador da Apple e uma das grandes mentes por trás de um dos primeiros computadores pessoais do mundo, o Apple I. Toda trajetória rendeu ao norte-americano o título de engenheiro eletrônico mais rico do mundo, com fortuna que gira em torno de US$100 milhões.
Steve Wozniak, ou simplesmente Woz, nasceu e cresceu na Califórnia. Por lá, sofreu influência do pai, que era engenheiro. Na infância criou rádios e antenas com peças fornecidas pelo patriarca, atividade que viria a ser constante.
Talentoso e dedicado, Woz aprendeu a programar sem um computador, passando centenas de horas com livros do tema e papéis para rascunho. Para se tornar engenheiro eletrônico foi para a Universidade do Colorado, de onde foi expulso após hackear sistemas para passar trotes.
Do Colorado foi à Califórnia, onde desenvolveu seu primeiro computador junto ao amigo Bill Fernandez, futuro funcionário da Apple, em junho de 1971.
Steve Wozniak e Steve Jobs
O talento e a criatividade para trotes foram convertidos à dedicação profissional, quando Woz conseguiu um emprego na HP, ainda antes de se formar. Lá, desenvolveu uma série de ferramentas, como calculadoras científicas. Mais importante que isso, foi apresentado a um jovem engenhoso e genial: Steve Jobs.
Juntos, os dois desenvolveram dispositivos para fazer ligações, projeto que não foi para frente. No entanto, em 1975, Woz e Jobs começaram a desenvolver o que viria a ser o Apple I.
Convencidos de que valia a pena arriscar, venderam o que tinham para investir na ermpreitada. Jobs se livrou do carro, enquanto Woz colocou a calculadora em oferta. Juntaram US$1.300 e começaram na garagem da família Jobs o que se tornaria uma das empresas mais valiosas de todos os tempos.
Woz e Jobs venderam 50 Apple I a uma loja e ganharam fama, o que atraiu aportes e fez ambos dedicarem o tempo totalmente à empresa da maçã. Em 1977, lançaram o Apple II, com um dos recursos mais utilizados e importantes no mundo até hoje: planilhas.
Três anos depois, em 1980, Wozniak finalmente se tornaria milionário após a abertura de capital da Apple.
Steve Wozniak e a saída da Apple
Steve Wozniak sofreu um acidente em meio ao desenvolvimento do Macintosh, o que o fez sair da empresa após uma série de sequelas, como a perda de memória.
Anos depois retornou à companhia para um cargo de inovação, mas logo foi escanteado para desempenhar funções das quais não gostava. A atitude foi tomada pelo comando da Apple após brigas de Woz com engenheiros e desenvolvedores.
Steve Wozniak e o empreendedorismo
Amante da cultura pop, empreendedor nato e ávido por criar algo que faça a diferença na vida das pessoas, Woz foi o responsável por criar o primeiro controle remoto universal do mundo, fundar uma empresa focada em tecnologia GPS e participar da criação da Comic Con do Vale do Silício, entre outras empreitadas.
Além disso, se dedicou a inúmeras iniciativas ligadas à tecnologia, educação e filantropia como um todo, investindo em ONGs, projetos educacionais e festivais de música. Entre as criações mais relevantes de Woz estão uma plataforma de educação à distância, além da Tech Museum e a Silicon Valley Ballet.
Fontes
https://www.suno.com.br/tudo-sobre/steve-wozniak/
https://canaltech.com.br/celebridade/steve-wozniak/
https://investidorsardinha.r7.com/biografias/steve-wozniak-quem-e-biografia/
https://www.infomoney.com.br/perfil/steve-wozniak/